Em sua última reunião com o Gabinete de Crise como governador do Estado do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite decidiu por manter todas regiões Covid sem Alertas ou Avisos. O encontro virtual aconteceu nesta terça-feira, 29 de março, e deixou definido que a situação deve se manter a mesma pela 3ª semana seguida.
A decisão do gabinete e de Leite é embasada em alguns números relacionados a pandemia que tiveram queda nos últimos dias. Um deles é a média móvel de casos confirmados, que reduziu em 3,4%. A média de óbitos da última semana apresentou uma queda de 38,8%, e março deve fechar com redução total de 50%, saindo de 1.400 registros em fevereiro para 700 neste último mês.
Os índices de internados em leitos clínicos também seguem em declive, representando uma diminuição de 14,8% quando comparado à semana passada. A vacinação é outro fator que vira parâmetro na hora dessas decisões. Aqui no Rio Grande do Sul, 86,7% da população tomou a primeira dose da vacina contra Covid-19, enquanto 77,4% apresenta um esquema vacinal completo.
Foto: Itamar Aguiar