A preocupação com uma ceia de Natal de qualidade e o aumento das crenças e superstições natalinas e de fim de ano deram o tom das compras dos gaúchos para o feriado do Ano-Novo nos supermercados. Confirme dados da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), a venda de produtos típicos para as ceias cresceram 6% na comparação com o mesmo período do ano passado. O balanço do Réveillon foi fechado pelo presidente da entidade, Antônio Cesa Longo, que destacou a baixa procura por filtrados como um marco das festas de 2014.

Segundo Longo, os espumantes moscatéis nacionais ganharam espaço na ceia da Virada dos gaúchos, ficando com a venda superior ao de filtrados e sidras. “Percebemos a preocupação com a realização das festas de Réveillon com mais qualidade, enquanto, nos outros anos, somente a quantidade era primordial”, destaca o dirigente. Conforme o supermercadista, 95% dos espumantes comercializados pelos supermercados do Rio Grande do Sul foram produzidos na Serra Gaúcha. Outra bebida em destaque foram os energéticos, com crescimento de 20% na comparação com o Réveillon passado. “Para muitos gaúchos, os energéticos ocuparam o lugar dos refrigerantes no Ano-Novo”, sugere. A utilização deste tipo de bebida também cresceu devido à popularização de drinks onde se mistura o energético a bebidas alcoólicas como a vodka ou o whisky.

Conforme Longo, uma das bebidas preferidas para as festas, também teve crescimento de venda. A comercialização de cervejas apresentou alta de 12% com relação às vendas do ano passado, o que foi uma surpresa para os mercadistas.

No Natal, as vendas totais dos supermercados gaúchos registraram um crescimento nominal de 5,5% na comparação com a mesma festividade em 2013.

Alimentos

Com os cortes bovinos mais caros, a tradicional carne suína foi uma das principais carnes vendidas deste Réveillon, com um crescimento de 18% na comparação com o fim de ano anterior. Outro prato típico muito procurado para a ceia foi a lentilha, com incremento de 6% nas vendas. “Este é um item que não falta na mesa dos gaúchos, devido à superstição que já está consolidada. O gaúcho mostrou-se mais preocupado do que nunca em garantir vibrações positivas na Virada”, observa Longo.

Se na média estadual as vendas cresceram 6%, nos supermercados do Litoral a média de crescimento chegou a 15% na comparação com o fim de ano anterior, devido à maior migração de gaúchos para a região. O número mais alto de pessoas nas praias também se deve aos dias da semana em que os feriados caíram, já que muitas pessoas, mesmo sem férias, puderam aproveitar o feriadão. Os itens de camping, como cadeiras de praia, tendas e caixas térmicas, também foram produtos muito procurados pelos consumidores.