Alviazul finaliza sua primeira participação na Série A do estadual sub-20 garantindo a vaga na edição do ano que vem.

A primeira vitória do Esportivo no Campeonato Gaúcho Sub-20 veio apenas na última rodada, mas já foi suficiente para salvar a equipe bento-gonçalvense do rebaixamento. No sábado, 4 de outubro, o Alviazul entrou em campo para enfrentar o já eliminado Caxias, na Montanha dos Vinhedos, dependendo apenas de si para evitar o descenso.

Logo no primeiro minuto de jogo, o Esportivo abriu o placar no Clássico da Polenta, com gol de pênalti do lateral-esquerdo André Riboldi. Ainda na etapa inicial, o centroavante uruguaio Kevin Neves ampliou a vantagem para a equipe da casa, encaminhando a vitória.

No segundo tempo, o Caxias chegou a descontar com gol de pênalti do camisa 10 Ghilardi, que já havia sido carrasco do Esportivo na Liga Serrana. Porém, aos 37 minutos, o zagueiro Pedro Bavaresco ampliou novamente o placar para o time da casa. Zanelatto ainda descontou para a equipe grená, mas não foi o suficiente. Fim de jogo: Esportivo 3-2 Caxias.

Com a vitória, a equipe do treinador Marcelo Nunes garantiu a permanência na Série A do Gauchão Sub-20. No total, foram cinco pontos somados em sete jogos: uma vitória, dois empates e quatro derrotas, com 11 gols marcados e 19 sofridos.

A categoria sub-20 do Esportivo, criada em 2021, encerra a temporada de 2024 por aqui. Essa foi a segunda participação do Esportivo Sub-20 em uma competição estadual da FGF — a primeira havia sido no Gauchão A2 de 2023. Os próximos meses no clube deverão ser voltados para o planejamento e a montagem do elenco profissional, que disputará a Divisão de Acesso no ano que vem e que deve contar com alguns nomes que atuaram no estadual sub-20. Até agora, o lateral André Riboldi é o único jogador do elenco sub-20 que assinou um contrato profissional.

Ainda na rodada

O Gramadense bateu a APAFUT pelo placar de 4-2 e assegurou a última vaga para as quartas de final no grupo A. Na briga contra o rebaixamento, o Real SC, de Tramandaí, venceu o Novo Hamburgo fora de casa e se salvou da queda. Quem acabou rebaixado foi o Aimoré, que sofreu uma goleada de 7-0 do Grêmio dentro de casa, além do Monsoon, que desistiu da competição ainda antes do início e foi automaticamente rebaixado.

Classificação final dos grupos

*Monsoon desistiu da competição ainda antes do início e foi automaticamente rebaixado.

Confrontos das quartas de final, que estão marcados para os dias 12 (ida) e 19 de outubro (volta)

  • Juventude x Futebol Com Vida
  • Gramadense x Internacional
  • São José x APAFUT
  • Grêmio x São Luiz

Clubes da esquerda decidem em casa. Horários, datas e locais dos jogos estão sujeitos a alterações

Imagem: Gui Werlang