Partida diante do São Luiz, no Montanha dos Vinhedos, ocorre às 16h
Após três semanas de treinamentos e testes preparatórios, o Clube Esportivo Bento Gonçalves se aproxima do início do segundo turno do Campeonato Gaúcho 2020: no próximo domingo, 1º de março, a equipe enfrenta o São Luiz, no estádio Montanha dos Vinhedos, a partir das 16h. O confronto marca o retorno alviazul aos gramados desde a vitória no ‘Clássico da Polenta’, contra o Caxias, campeão do primeiro turno, no dia 9 de fevereiro. De lá pra cá, foram dois jogos-treino e semanas inteiras voltadas à preparação técnica e tática do grupo.
Sob o comando de Carlos Moraes – um dos mais longevos técnicos do interior gaúcho na elite – o Esportivo iniciou a intertemporada aplicando uma goleada sobre o Players RS Futebol Clube, de Garibaldi, pelo placar de 7 a 0. Na sequência, foi a vez de viajar até Vacaria para enfrentar o Glória – e voltar à Bento Gonçalves com mais um triunfo na bagagem. Com gol do zagueiro Gullithi logo aos 13 minutos da primeira etapa, o time venceu o adversário que disputará a Divisão de Acesso nesse ano. Na partida, o Esportivo entrou em campo com Jonatas, Cleiton, Gullithi e Edson Borges; Bovi, Robert, Lucas Hulk, Diogo e Rômulo; Gustavo Sapeka e Flávio Torres. No segundo tempo, ingressaram na equipe o goleiro Thiago, os laterais Igor Bosel e Xaro, os meio-campistas Robert e João Pedro e os atacantes Emerson, Tony Junior, Marcão e Caprini.
Os testes serviram, também, para dar ritmo de jogo aos novos reforços: vindos do grupo de transição do Grêmio, o zagueiro Alison Calegari e os meio-campistas Gabriel Biteco e Guilherme Dantas chegaram por empréstimo do tricolor até o final da competição. Além deles, Moraes também poderá ter à disposição o zagueiro Luiz Eduardo, que passa por reavaliação do departamento médico para ter, ou não, condições de jogo. O meia Juninho Tardelli, com fratura na fíbula da perna direita, segue fora da equipe. Ao todo, são 30 jogadores que compõem o plantel alviazul.
Projeção para uma campanha de consolidação
A manutenção da equipe na elite do futebol gaúcho sempre foi a principal meta do clube no Gauchão 2020. Contudo, o quinto lugar na classificação geral e a momentânea vaga à Série D do Campeonato Brasileiro 2021 – já que uma delas já foi conquistada pelo Caxias, com o título –, permitem uma prospecção otimista para a campanha na Taça Francisco Novelletto Neto. “Traçamos um planejamento claro e coeso no início da temporada: consolidarmos o Clube Esportivo na primeira divisão do Campeonato Gaúcho. A partir dessa meta e do desempenho que tivemos no primeiro turno, podemos projetar algo mais, que nos faça brigar no pelotão de frente do grupo e, quem sabe, conquistar outros triunfos além da manutenção na elite”, destaca o presidente do clube, Laudir Piccoli.
Números já conquistados e a sequência da competição
Em cinco partidas realizadas pela Taça Cel. Ewaldo Poeta, o aproveitamento alviazul no grupo B foi de 53% – com duas vitórias, dois empates e uma derrota, contabilizando nove gols sofridos e seis marcados (dois por Juninho Tardelli e Gustavo Sapeka e um por Galiardo, além de um gol contra a favor da equipe na segunda rodada, diante do Aimoré).
Para o returno, as pontuações dentro dos grupos são zeradas, mas a classificação geral – que define rebaixados e melhores colocados para as vagas de competições nacionais – segue acumulando os pontos. Dessa vez, os adversários serão as equipes do grupo A – com três partidas dentro de casa (contra São Luiz, Pelotas e Internacional) e três fora (diante do Novo Hamburgo, Ypiranga e Juventude).
Fonte: Exata Comunicação
Foto: Kevin Sganzerla / Divulgação