Promoção veio após vitória nos pênaltis contra o Ypiranga, em Três Arroios. Clube irá disputar o título contra o Cruzeiro, de Santiago.
Após mais de cinco anos, o Clube Esportivo está de volta à elite do Campeonato Estadual sub-17. No sábado, 5 de outubro, a equipe comandada pelo treinador Giordano Demore, enfrentou o Ypiranga de Erechim no Estádio Emílio João Assoni, em Três Arroios, local onde a equipe da região do Alto Uruguai manda os jogos das categorias de base.
O jogo de ida, na Montanha dos Vinhedos, foi um empate em 3-3. Ambas as equipes entraram em campo precisando de uma vitória para obter a classificação sem a necessidade de pênaltis, mas, não foi esse o cenário. Após um empate em 0-0, o jogo foi para os pênaltis, onde o Esportivo converteu três cobranças, contra duas do Ypiranga, garantindo a vaga na elite do Campeonato Estadual sub-17.
Na campanha que garantiu o acesso, o Esportivo disputou dez jogos, onde somou quatro vitórias, quatro empates e duas derrotas. A equipe da Capital Nacional do Vinho ainda disputará o título da competição, contra o Cruzeiro, de Santiago, em datas a serem definidas.
A última participação do Alviazul na elite do Gauchão sub-17 havia sido em 2019, ainda na gestão do presidente Anderson Zanella, onde chegou até as oitavas de final, perdendo para a APAFUT. No retrospecto recente, o Clube também participou nas edições de 2017 e 2018, em ambas caindo nas fases iniciais. Entre 2021 e 2023, nas gestões de Laudir Miguel Piccoli e Leocir Glowacki, a equipe bento-gonçalvense, impulsionada pelo cancelamento da edição de 2020, não participou de competições da FGF na categoria sub-17.
Caso confirme as participações, em 2025, pela primeira vez na história, o Esportivo estará na elite de três competições de base da FGF em três categorias diferentes de maneira simultânea. O Gauchão sub-15, sub-17 e sub-20.
Imagem: divulgação