No lar do casal Pedro e Dorilva Bordignon, montagem da árvore e do presépio é tradição
É nesta época do ano que as boas vibrações surgem, que os bons sentimentos se elevam e que, geralmente, as pessoas se lembram das coisas que são gratas, como saúde, família e amigos. Apesar de um ano atípico, onde as festividades serão celebradas de forma diferente, o espírito natalino ainda está em evidência em muitos locais, para manter viva a chama da fé e da esperança, primordial neste momento.
E é assim na casa de Pedro Bordignon e Dorilva J. Mayer Bordignon. Quando esta época se aproxima, dona Dorilva já começa a retirar as caixas dos armários. Nelas, estão os adereços que serão utilizados na montagem do presépio e das demais decorações espalhadas pela residência. O casal se junta e começa a montar a decoração natalina. Este processo, de acordo com eles, iniciou quando suas filhas eram pequenas.
A maior motivação sempre foi a de manter vivo o espírito natalino em todos os momentos da vida, até mesmo e principalmente, nos percalços, pois a chegada da data lembra o nascimento de Jesus, que veio ao mundo para salvar a humanidade. Quando crianças, eles lembram que não conseguiam celebrar a data como gostariam, em virtude de muitas questões. “Na infância, não tínhamos o costume e nem condições financeiras de celebrar a data. Então, após o nascimento da primeira filha, criamos como hábito montar o pinheirinho para as crianças”, lembra Dorilva.
A tradição que ainda se mantém viva na residência dos Bordignon, é graças à família. “Sempre priorizamos por comemorar o Natal entre os familiares e damos continuidade aos enfeites, luzes e doações aos que estão em situação de vulnerabilidade. Desta forma, decorando nossa residência, chamamos a atenção das pessoas que passam em frente à nossa casa e fazemos a alegria dos mais pequenos”, salienta Pedro.
Além disso, o principal pensamento que aflora nesta época, é o desejo de cada vez mais fazer boas ações. “Procuramos mostrar que devemos fazer o bem, mesmo que sejam nos pequenos gestos, transmitindo o amor e aconchego familiar nessa época do ano em que todos estão na correria”, lembra Dorilva.
O encanto da magia do Natal
Segundo Dorilva, a festa de Natal enche de alegria e esperança o coração de todos. “Montamos o presépio, pensando no nascimento do menino Jesus, que traz esperança de mais solidariedade, paz e amor. São momentos de reflexão, do que passou e das coisas que estão por vir, cheias de oportunidades. Muitas vezes, passeamos pela cidade, durante a noite, para ver a magia das ruas, o que nos inspira a fazer a decoração no nosso lar”, frisa.
A celebração, neste ano atípico, será como nos outros anos: entre a família. “Em casa, como todos os anos, nos reunimos e montamos a ceia. Tudo simples, mas com muita alegria, gratidão pela saúde e nos divertimos juntos contando causos e dando muita risada”, celebra Pedro.