Na quarta-feira, 6 de novembro, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Bento Gonçalves foi reconhecido na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul com dois importantes prêmios, resultado de sua destacada atuação nas Olimpíadas do Samu, realizadas em setembro deste ano. A equipe de Bento Gonçalves conquistou o prêmio de melhor tempo de resposta da equipe avançada e o primeiro lugar nas Olimpíadas do Samu, sendo consagrada a melhor performance de equipe avançada do Estado.
A premiação foi um reconhecimento pelo desempenho excepcional das equipes de Samu do Rio Grande do Sul, que participaram de atividades práticas voltadas ao aprimoramento técnico e ao treinamento em situações de emergência. As Olimpíadas do Samu, que reuniram profissionais de todo o Estado, consistiram em uma série de desafios e simulações de resgates, com o objetivo de testar a habilidade de resposta e a competência técnica dos socorristas em situações críticas.
Melissa Bonato, coordenadora do Samu de Bento Gonçalves, esteve presente na cerimônia e destacou a importância desse reconhecimento. “Este prêmio é mais um grande reconhecimento pelo trabalho de excelência que temos realizado no município. Estamos sempre focados na rapidez e qualidade dos atendimentos, fazendo a diferença no momento de salvar uma vida. Seguimos firmes na nossa missão diária”, afirma.
Homenagem pelos 20 anos de atuação do Samu no Estado
Além da premiação, a solenidade incluiu a entrega da medalha da 56ª Legislatura ao Samu, em homenagem aos 20 anos de atuação da instituição no Rio Grande do Sul. A medalha foi uma forma de valorizar o trabalho contínuo e essencial dos profissionais do Samu, que, ao longo dessas duas décadas, têm sido fundamentais para o salvamento de vidas em todo o Estado.
A secretária de Saúde de Bento Gonçalves, Daiane Piuco, também esteve presente na premiação e ressaltou a importância do prêmio para a equipe. “Essa premiação simboliza todo o esforço e competência de nossas equipes na missão de salvar vidas. Hoje, contamos com profissionais altamente qualificados, que fazem a diferença em cada atendimento realizado. Estamos muito orgulhosos dessa conquista”, declara.
Estrutura de atendimento em Bento Gonçalves
O Samu de Bento Gonçalves conta com uma equipe composta por 12 médicos, 15 enfermeiros, 10 técnicos de enfermagem e 13 condutores socorristas. As viaturas de resgate, que atendem a diferentes níveis de complexidade, estão equipadas com suporte básico, intermediário e avançado, além de contar com duas motolâncias, que proporcionam maior agilidade em situações de emergência. Cada equipe possui um perfil de atendimento específico, adaptado à gravidade da vítima e à situação do acidente ou emergência.