Em um gesto de solidariedade e cooperação, uma equipe de Bento Gonçalves chegou na manhã desta sexta-feira, 17, a Santa Catarina para prestar assistência às vítimas das fortes chuvas que atingiram o estado vizinho. A iniciativa foi anunciada pelo prefeito Diogo Segabinazzi Siqueira, que ressaltou a importância do apoio mútuo entre os estados, especialmente após Bento Gonçalves ter recebido ajuda em sua própria tragédia climática, em maio de 2024.

A equipe enviada tem como missão inicial auxiliar na limpeza e recuperação das áreas afetadas, com foco em Balneário Camboriú. O grupo é composto por profissionais experientes no atendimento a desastres climáticos, incluindo o Coordenador de Projetos do Gabinete do Prefeito, André Ferreira dos Santos; o secretário de Mobilidade, Diego Salini; o adjunto de Obras, Jonathan de Lima; e o subprefeito de Tuiuty, Tiago Coser. “O primeiro passo que a gente vai fazer é oferecer mão de obra, é ajudar com equipe para começar a fazer limpeza e tentar restabelecer o mais rápido possível. Se cada um ajudar um pouquinho, eu tenho certeza que o pessoal de Santa Catarina vai conseguir se recuperar muito rápido. Assim como a gente conseguiu aqui no Brasil, no Rio Grande do Sul”, destacou o prefeito em publicação nas redes sociais.

A mobilização entre os estados reafirma a importância da união em momentos de crise, proporcionando apoio às comunidades afetadas e buscando minimizar os impactos das adversidades climáticas. Com ações como esta, espera-se ajudar a população de Santa Catarina a retomar sua rotina o mais breve possível.