A grande quantidade de entulhos deixados em um rastro de destruição provocado pelas enchentes de setembro e novembro em cidades da Serra e do Vale do Taquari começaram a ser removidos por equipes do Governo do Estado nessa semana. A expectativa é de que os trabalhos durem por, pelo menos três meses. A primeira cidade a receber o serviço é Encantado onde nesta quinta-feira, 30, tiveram início os serviços de remoção de 15,5 mil toneladas acumuladas no Parque João Batista Marchese.

Além de Encantado, outras cidades, como Muçum, Roca Sales, Lajeado, Colinas, Arroio do Meio, Estrela, Cruzeiro do Sul e Santa Tereza receberão o serviço que deve recolher aproximadamente 123 mil quilos de entulhos.

Para fazer a retirada do material, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) elaborou um plano de trabalho que consiste em duas equipes montadas para atender os nove municípios mais atingidos do Vale do Taquari.

A execução ficará a cargo da empresa CRVR. As equipes serão compostas por 60 carretas e quatro escavadeiras hidráulicas, que trabalharão 24 horas, seis dias por semana. O recolhimento e destinação serão feitos de forma escalonada por município, levando em consideração os impactos ambientais, os riscos à saúde pública e a logística, conforme avaliação dos técnicos da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam).

Foto: Renata Carvalho