Vinícolas Aurora e Garibaldi e Fundação Proamb receberam a honraria
Em 2023, a pesquisa ‘Marcas de Quem Decide’ chegou à 25ª edição. Neste ano, a premiação foi realizada no Teatro do Sesi, em Porto Alegre, na terça-feira, 4 de abril. Da região, entre os nomes que receberam a honraria estão as Cooperativas Aurora e Garibaldi e a Fundação Proamb.
Cooperativa Vinícola Garibaldi
Alicerçada em uma história de 92 anos constituída pelo trabalho e pela dedicação de 450 famílias de pequenos produtores associados, a Cooperativa Vinícola Garibaldi celebrou mais um reconhecimento que consagra as conquistas coletivas decorrentes do compromisso com a excelência do negócio. No ‘Marcas de Quem Decide’ de 2023, foi eleita como a mais lembrada e preferida dos gaúchos na categoria espumantes – pelo terceiro ano consecutivo.
A distinção foi entregue no Teatro do Sesi, em Porto Alegre, pelo Jornal do Comércio, promotor da outorga. Em sua 25ª edição, a premiação trouxe os resultados apontados pelo IPO – Instituto Pesquisas de Opinião, que consultou cerca de 400 lideranças gaúchas, distribuídas em quase 50 municípios do Estado, no mês de janeiro deste ano.
Na avaliação do presidente Oscar Ló, o recebimento da premiação é um reconhecimento aos constantes investimentos feitos ao longo dos anos pela cooperativa buscando o aprimoramento de seus espumantes, vinhos e sucos – bem como de seu olhar para a sustentabilidade do negócio e cuidado em atender às expectativas do consumidor. “Temos o compromisso de gerar valor, fazendo nosso trabalho bem feito, de forma sustentável e em harmonia com as pessoas, processos e produtos. É assim que temos alicerçado nossa caminhada em busca de conquistar cada vez mais reconhecimento nacional na elaboração de espumantes”, disse.
Cooperativa Vinícola Aurora
Desde 2005 a Cooperativa Vinícola Aurora sobe ao palco do ‘Marcas de Quem Decide’ para ser homenageada entre as mais lembradas e preferidas pelos consumidores gaúchos. Pelo sétimo ano consecutivo da pesquisa, a empresa figura no topo da lista na categoria de vinhos e, neste ano, de forma inédita, como primeira colocada em sucos de frutas. A 25ª edição do estudo também aponta a vinícola entre as cinco preferidas em espumantes e no segmento de cooperativa agrícola.
O presidente da Cooperativa Vinícola Aurora, Renê Tonello, representou os 1,1 mil produtores de uva associados e os 540 funcionários na premiação. “O reconhecimento do ‘Marcas de Quem Decide’ é motivo de muito orgulho, por estarmos na lembrança e na preferência dos gaúchos. Para nós, que somos uma cooperativa, é momento de dividirmos mais essa conquista com os 1,1 mil associados, que a cada safra de uva buscam melhorar a matéria-prima, e com os nossos colaboradores, que transformam a fruta em produtos de excelência”, enaltece o presidente.
Tonello diz ainda que a distinção demonstra a continuidade do trabalho que é realizado na Aurora, refletindo na ponta, na confiança dos consumidores, que levam para casa os produtos e compartilham com a família nos mais diversos momentos. O presidente lembra que a cooperativa segue permanentemente atenta à alta qualidade, que vai do campo à indústria, e a segurança alimentar.
Para ele, outro fator que faz com que a marca esteja tão presente na rotina dos consumidores está no vasto portfólio de mais de 200 itens e nas constantes novidades apresentadas, com média de cinco lançamento por ano. A Cooperativa Vinícola Aurora é líder no mercado nacional nas categorias de vinho fino, suco de uva integral e cooler. “Em setembro de 2022, inovamos mais uma vez e fomos pioneiros na elaboração do suco de uva integral em embalagem da Tetra Pak® de 1,5 litro. O consumidor aderiu a ideia de um recipiente mais sustentável, mais leve e prático, e essa aprovação do público também refletiu na pesquisa do ‘Marcas de Quem Decide’, nos colocando pela primeira vez na liderança destas respostas”, finaliza.
Fundação Proamb
Com mais de 30 anos dedicados à promoção da gestão ambiental nos negócios, a Fundação Proamb foi reconhecida como uma das cinco empresas mais lembradas na categoria Marca Gaúcha Ambiental, do ‘Marcas de Quem Decide’.
Esta foi a primeira vez que a Proamb apareceu no ranking. A outorga ‘Marca Gaúcha Ambiental’ está dentro de uma categoria especial da premiação, ao lado da Grande Marca Gaúcha do Ano e da Marca Gaúcha Inovadora.
Para o presidente da Proamb, Neri Basso, o aval da sociedade gaúcha representa um estímulo para a fundação seguir ainda mais forte em sua missão de contribuir para o fortalecimento de um polo ambiental no Rio Grande do Sul – gerando um mundo melhor para as pessoas e indivíduos melhores para o mundo. “Desde nosso início, atuamos para mostrar à sociedade, e principalmente às empresas, como buscarem mais desenvolvimento a partir da gestão ambiental, enxergando nesse ativo um diferencial competitivo. Receber um prêmio assim simboliza um importante reconhecimento a esses esforços, bem como à seriedade e competência dos serviços prestados”, ponderou Basso.
Fotos: Bárbara Salvatti, Exata Comunicação e Cassiano Farina