A empresa Traçado Construções e Serviços, de Erechim, será a empresa responsável pela reconstrução de parte da da ponte rodoferroviária Brochado da Rocha, que liga os municípios de Muçum e Roca Sales. A abertura das propostas ocorreu na manhã desta quinta-feira, 1º de fevereiro. De acordo com as informações, o custo da obra está orçado em R$ 9,6 milhões e tem o prazo de cinco meses para ser executada após a assinatura do contrato, que deve ser assinado nos próximos dias.
Agora, com a definição da proposta vencedora, o município deve encaminhar a documentação à Defesa Civil Nacional que deverá dar o aval para assinatura dos papeis de início das obras.
Em uma rede social, o prefeito de Muçum, responsável por todo o processo licitatório, Mateus Giovanoni Trojan, a expectativa é de que tudo ocorra dentro do esperado e a obra comece a sair do papel no final deste mês. “Se Deus quiser, em breve, quem sabe no início de fevereiro ou março, teremos o início desta obra”, ressalta.
Destruída em setembro, assim como outras pontes da região, a ponte que liga as duas cidades foi construída pelo Batalhão Ferroviário em 1963. Cartão postal da cidade, atualmente, moradores precisam se arriscar pelos trilhos que ficam na parte superior da estrutura para conseguir atravessar de um lado a outro.
Ainda, segundo Trojan, o projeto de engenharia, que foi custeado pelo governo estadual, permite a soltura em blocos da parte rodoviária da estrutura, impedindo que a ponte seja novamente danificada em eventuais enchentes semelhantes as do ano passado.
Foto: Prefeitura de Muçum/Divulgação