O colégio, localizado no bairro Vila Nova, em Bento Gonçalves, passará por obras de melhoria após solicitação da comunidade ser contemplada em edital do deputado federal Maurício Marcon (Podemos)
A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Princesa Isabel, no bairro Vila Nova, em Bento Gonçalves, será beneficiada com uma reforma estrutural graças a uma emenda parlamentar de R$408.304, viabilizada por meio de edital participativo promovido pelo deputado federal Maurício Marcon (Podemos). A verba, destinada a partir de métricas populacionais e da escolha da própria comunidade, chega como resposta a necessidades antigas da instituição, que completou 86 anos em 2025.
Obras devem priorizar estrutura comprometida pelo tempo

A diretora da escola, Jacqueline Siviero Karkaba, ressalta que a conquista representa um avanço significativo para a comunidade escolar. “Com certeza trará uma maior segurança ao espaço físico, comprometido pelo tempo. As famílias estão agradecidas por terem um espaço de conhecimento com melhorias. Acreditamos que investir na educação e em escolas trará benefícios à comunidade. É preciso acreditar em dias melhores, e a educação é responsabilidade de todos”, declara.
Entre as prioridades para a aplicação dos recursos estão a troca do telhado, atualmente com muitas goteiras e vazamentos, a substituição da fiação elétrica e do forro, ainda em madeira. Jacqueline explica que as demandas foram apontadas pela gestão da escola e encaminhadas ao poder público com o apoio do Conselho de Pais e Mestres (CPM). “Se for possível, também precisamos de melhorias nos banheiros, pois atendemos 70 crianças em turno integral, e os sanitários que temos não são suficientes para a demanda de alunos, funcionários e professores”, acrescenta.
O projeto da reforma foi articulado em reuniões mensais com o CPM e o Conselho Escolar (CE), ambos descritos pela diretora como “parceiros ativos”. A proposta foi formalizada pelo membro do CPM Renan Mattei, pai de duas alunas e esposo de uma funcionária da escola. “A questão da reforma já está sendo pleiteada há muito tempo. Fomos contempladas e estamos muito felizes”, afirma Jacqueline. O projeto agora segue para a fase de licitação, que definirá a empresa responsável pela obra.
Verba foi destinada por meio de edital popular
O deputado federal Maurício Marcon destaca que o processo de destinação das emendas não é uma decisão pessoal, mas sim fruto de participação popular. “A questão da emenda é distribuída por métricas, onde a população faz a escolha para onde deve ser direcionado. A gente abre um edital todo ano. Faço questão que fique claro: emenda não é favor, é o dinheiro do povo voltando para o povo”, enfatiza.
Marcon explica que o valor destinado a Bento Gonçalves é proporcional ao tamanho da população, respeitando critérios técnicos e apartidários. “Educação sempre é uma prioridade. Como a comunidade decidiu que o recurso deveria ir para a escola, fico muito contente de saber que os alunos, eu que também estudei sempre em colégio público, vão poder ter uma melhor qualidade de ensino”, declara.
A secretária municipal de Educação, Andreza Ana Peruzzo, também celebra o recurso, que se somará a investimentos próprios da prefeitura. “A emenda parlamentar será muito bem-vinda e somará aos investimentos que o município realizará na EMEF Princesa Isabel, o que permitirá viabilizar a importante obra que a escola precisa”, afirma.
A reforma atende demandas antigas da comunidade escolar e deverá melhorar as condições de segurança e funcionamento da EMEF Princesa Isabel. Segundo a direção da escola, o envolvimento do Conselho de Pais e Mestres e de famílias com filhos matriculados foi essencial para que o projeto fosse viabilizado por meio da emenda. Agora, com a obra prestes a entrar em fase de licitação, a expectativa é de que os alunos possam estudar em um ambiente com mais estrutura e conforto.