Ação aproxima escolas de Bento da pesquisa e aborda a ciência para redução das desigualdades até sexta-feira, 26
Com o tema “Ciência para redução das desigualdades”, a Embrapa Uva e Vinho promove até o final desta semana o projeto Embrapa Escola, que já está na sua 18ª edição. Até sexta-feira, a instituição de pesquisa continua a receber estudantes dos 4º e 5º anos das escolas municipais, estaduais e particulares, enquanto aborda a temática a partir de vários ângulos.
Entre os assuntos em destaque, estão os objetivos do desenvolvimento sustentável definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), aproveitamento de alimentos e a compreensão social a partir da metáfora de um formigueiro. O tema é baseado na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e segundo a organização do evento, se busca adaptar a programação ao assunto. A previsão é deque a Embrapa receba cerca de 950 estudantes.
De acordo com a coordenadora do Programa, Silvana Buriol, o trabalho de planejamento foi instigante, pois a ciência está presente no dia a dia de todos e tem um papel fundamental para a redução das desigualdades, sejam elas de ordem social, econômica e outras. “Foi difícil selecionarmos apenas quatro temas para serem apresentados. Priorizamos aquelas consideradas essenciais para a formação dos estudantes”, afirma.
Silvana comenta que o projeto contribui para reduzir a distância entre as pessoas e a Embrapa. “Quando as crianças vêm aqui, elas entram nos laboratórios, em alguns isso vai desperterar o interesse de ser um futuro cientista”, avalia.
Ela também entende que as apresentações auxiliam os estudantes a interferirem nas suas realidades particulares. “Um ano nós trabalhamos alimentos que estragam, depois tivemos relatos de pais e professores, sobre o cuidado das crianças com os alimentos”, avalia. Segundo Silvana, os pequenos atuam como transmissores do conhecimento. “Eles levam isso para o meio deles, para a família e amiguinhos”, ressalta.
“Grata surpresa”
Na opinião do pesquisador da Embrapa Uva e Vinho, André Cau, que apresenta às crianças os objetivos do desenvolvimento sustentável, os pequenos já têm muito claro a importância do tema. “Embora eles não soubessem o que era, inconscientemente eles já percebem o potencial de trabalhar os três pilares do desenvolvimento sustentável”, afirma.
Outra questão abordada pelo pesquisador é sobre fazer as crianças entenderem a necessidade de cada cidadão contribuir para o cumprimento das metas estabelecidas pela ONU. “Não só os países, cada cidadão tem a responsabilidade de contribuir”, afirma.
O pesquisador observa que todos objetivos são igualmente importantes e que se busca passar essa ideia aos estudantes. “Não tivemos condições de abordar todos, por isso trabalhamos com oito, que estão mais relacionados com o dia a dia da Embrapa. o que me surpreendeu foi a recepetivadade que as crianças tiveram com o tema. No geral, a experiência foi uma grata surpresa para mim”, comenta.
Desenvolvimento Sustentável
Eles são uma coleção de 17 metas globais estabelecidas na Assembleia Geral da ONU, em 2015. Os tópicos envolvem questões de desenvolvimento social e econômico e têm por foco a redução das desigualdades sociais e econômicas, erradicação da pobreza e proteção do meio ambiente.
De forma pouco mais específica, os objetivos envolvem fome, saúde, educação, aquecimento global, igualdade de gênero, água, saneamento, energia, urbanização, meio ambiente e justiça social.
Eles podem ser acessados na íntegra aqui.