As obras tiveram início dia 9 de maio e, agora, todos os acessos ao Vale dos Vinhedos estão restabelecidos
Estiveram presentes diversas lideranças da cidade, sendo, da esquerda para a direita: presidente da Ascon Vinhedos, Alan Scomazzon; engenheiro, Milton Milan; presidente da Sicredi Serrana, Marcos Balbinotti; vice-presidente da Federação Varejista, Marcos Carbone; presidente da Federação Varejista, Ivonei Pioner; presidente do CIC Bento Gonçalves, Carlos Lazzari; prefeito Diogo Siqueira; presidente da AEARV Marcelo Ticiani; presidente da Aprovale, Ronaldo Zorzi e presidente do Comtur, Marcos Giordani
A campanha ‘Unidos Por Bento’ apresenta os primeiros resultados da missão em ajudar a reconstruir o que foi levado pelas fortes chuvas de maio, com o objetivo de restabelecer o mais rápido possível tudo o que foi perdido. No dia 7 de junho foi inaugurada a restauração do trecho da ERS-444, um dos acessos ao Vale dos Vinhedos e aos municípios de Monte Belo do Sul e Santa Tereza, que foi duramente afetado por conta das intempéries, impedindo a passagem de carros e de moradores. O ato simbólico ocorreu a tarde, quando houve a liberação do tráfego de veículos na via que assinala o restauro do único ponto de interdição no Vale dos Vinhedos, permitindo a retomada plena da circulação na região.
O prefeito Diogo Segabinazzi Siqueira salienta que em momentos como estes, é necessária a ajuda de todos e que é desta forma que os problemas causados pela chuva estão sendo resolvidos. “Esta obra tem um significado muito importante para Bento Gonçalves, tem um valor simbólico, além de todo o financeiro. Ela é resultado da ação do Unidos Por Bento. Sempre falei desde o início que teríamos que buscar ajuda de todas as pessoas. Governo Federal, do Estado, da Prefeitura, das entidades, instituições e voluntários. E essa foi mais uma das ferramentas que foram utilizadas para superarmos por esta calamidade. A ERS-444 é extremamente importante pois é o principal acesso ao Vale dos Vinhedos e esse investimento vem de doações de empresas, entidades e pessoas físicas, de Bento e do Brasil inteiro”, disse.
Carlos Lazzari, presidente do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), que capitaneia o movimento ao lado de cerca de outras 20 entidades representativas, com o apoio do Poder Público, de pessoas físicas e jurídicas, traz a importância da obra. “Escolhemos essa primeira obra no movimento Unidos por Bento, para que pudéssemos estabelecer a economia desta região que tem muita importância para a área do turismo, bem como essa ligação a municípios vizinhos. Além disso, foi muito importante esta agilidade para a reconstrução dessa via, para que possamos aproveitar a alta temporada e nossos empreendimentos turísticos possam recuperar as perdas do mês de maio”, declara.
A ação também conta com o apoio da Sicredi Serrana que vai dobrar todo o valor arrecadado. O presidente da Sicredi Serrana, Marcos André Balbinot, destaca o porquê. “O que mais precisamos, enquanto sociedade, é vermos uma comunidade, um município de referência como Bento Gonçalves, mobilizado dessa forma. Isso inspira, também, outras localidades”, conclui.
Para colaborar
O Unidos por Bento segue captando recursos. Quem quiser doar pode participar de duas formas: por meio do envio de PIX para a chave financeiro@cicbg.com.br, ou por depósito, pelo Banco Sicredi, Ag: 0167 / Conta: 07006-2. Após a conclusão dos trabalhos, haverá uma prestação de contas pública detalhando o emprego dos recursos.
Quem integra o Unidos por Bento
Além do CIC-BG, fazem parte do Unidos por Bento: Aearv, Agas, Aprovale, Ascon, Bento Convention, CDL-BG, Fundaparque, Movergs, OAB, SEGH, Sidmóveis, SIMMME, Simplavi, Sindibento, Sindilojas Regional Bento, Tacchini e Uvibra, bem como pessoas físicas e novos parceiros que queiram colaborar.