Os moradores de Garibaldi que tiveram suas residências danificadas pelas enchentes recentes têm a oportunidade de registrar sua situação junto à Secretaria Municipal de Habitação, Trabalho e Assistência Social. O cadastro permitirá o acesso a programas estaduais e federais, começando pelo saque calamidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

O período para realizar o cadastro teve início na segunda-feira, 13, e segue até a sexta-feira, 17. Os interessados devem entrar em contato inicialmente via WhatsApp do Departamento de Habitação, no número: (54) 3462-8161. Uma equipe da Secretaria realizará uma visita para averiguar a situação do imóvel.

O saque calamidade do FGTS é uma modalidade que permite ao trabalhador com carteira assinada retirar o valor depositado em seu fundo de garantia em situações de urgência e gravidade decorrentes de desastres naturais. Os moradores de Garibaldi que se enquadram nesse cenário podem solicitar o saque, com o valor equivalente ao saldo existente na conta vinculada, limitado a R$ 6.220, mediante aprovação da Caixa Econômica Federal.

Além do saque calamidade do FGTS, o cadastro junto ao departamento de habitação do Município servirá para outros programas que possam ser lançados pelo Estado ou governo federal para auxiliar os afetados pelas enchentes. E