O pedágio e o diálogo

Em meio à disputa judicial envolvendo os polos de pedágio implantados no governo Britto e a intenção de construir um novo modelo gerenciado por uma empresa estatal, o Conselhão inicia hoje, em Carazinho, a série de audiências sobre o assunto. O objetivo é “debater como devem ser geridas as estradas, reunir contribuições e avaliações dos usuários para definir o novo modelo”. Para a região, a atividade será em Caxias, no dia 5 de abril. Na ocasião, o governo vai apresentar um estudo que afirma que os trechos pedagiados poderiam ter tarifas menores em pelo menos 20% e apresentar melhor estado. Pela radiografia contratada ao Consórcio Dynatest-SD, 30% dos trechos pedagiados desde 1998 necessitam de reparos imediatos, 53% necessitam de investimentos entre três e cinco anos, e 8% do pavimento não tem vida útil e precisam ser refeitos imediatamente.
 
Enquanto isso, contrariados com a decisão parcial da Justiça que mantém o contrato de exploração do pedágio de Farroupilha até dezembro, a Associação dos Motoristas de Bento e o Comitê Regional para o Encerramento dos Pedágios encaminharam uma moção de apoio ao governador para a abertura das cancelas no dia 17 de abril, como Tarso havia afirmado. Um dia antes, a associação promete realizar uma manifestação pelo fim da cobrança e abertura das cancelas. Como a questão envolve prazos e efetividades contratuais, cabe à Justiça definir mérito.

Estratégia comum

A Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) pretende unificar suas pautas com outras entidades de caráter regional, como o Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) e a Associação Representativa da Classe Empresarial da Serra Gaúcha (Cics Serra). A estratégia foi selada durante o primeiro encontro da entidade municipalista este ano, realizado em Bento no final da semana passada e que contou com a presença de representantes das duas outras entidades. Adenir Dallé, presidente da Amesne, garante que a união das entidades dará mais força na reivindicação das demandas, principalmente as solicitações para a melhoria da infraestrutura regional, com ênfase, é claro, na malha viária. Esta pode ser a derradeira iniciativa de Dallé à frente da associação municipalista. No dia 22, os prefeitos estarão reunidos novamente em Bento para definir quem será o próximo presidente. Um dos mais cotados para assumir é o reeleito prefeito de Carlos Barbosa, Fernando Xavier da Silva (foto).

36

Este é o número de empresas italianas de máquinas para madeira que confirmaram participação na Fimma Brasil 2013, que será realizada entre os dias 18 e 22.  O número expressivo registra um recorde na participação italiana e reflete o comportamento do mercado. A importação de máquinas italianas cresceu cerca de 10% ano passado, força do investimento de empresas gaúchas e catarinenses, o que faz dos italianos os principais fornecedores do país em máquinas para madeira.

Tentando sair da crise econômica que fez com que o faturamento caísse quase 10% em 2012, as empresas italianas miram o promissor mercado brasileiro. De acordo com o diretor comercial da edição, Juarez Piva, Itália e Alemanha representam os dois principais países expositores da Fimma, depois do Brasil. Não há segredo: os dois países europeus concentram a tecnologia de ponta, no segmento moveleiro em âmbito mundial.

Um destino para o Lar das Meninas

Mesmo sem um destino definido, a prefeitura selou uma parceria com o Rotary e o Lar das Meninas para definir projetos de ocupação do prédio criado para atender meninas de zero a 18 anos em situação de risco e que nunca chegou a funcionar com essa finalidade. Inaugurado no final de 2009, o lugar é palco de uma polêmica que envolve o posicionamento do Ministério Público, a atual legislação e uma alegada falta de demanda para funcionar com abrigo para meninas. A intenção da prefeitura é conhecer a posição das entidades envolvidas, do Ministério Público e da Justiça para construir uma solução. O secretário Geral de Governo, César Gabardo, confirmou que não há uma proposta definida, mas sinalizou que existem projetos de ocupação de crianças e adolescentes no turno inverso da escola que poderiam ocupar o espaço.

 –
O governador Tarso Genro confirmou ontem sua presença na abertura da Fimma, anunciou o presidente da Movergs, Ivo Cansan, que realizou o convite juntamente com o presidente da edição da feira, Cacildo Tarso, e do diretor comercial, Juarez Piva.

Na ocasião, Tarso foi cobrado por melhorias na estrutura regional, principalmente no que se refere ao estado de manutenção, limpeza e sinalização das rodovias que ligam a Bento Gonçalves. O governador prometeu que tudo estará melhor até o dia 18.

SEM TRILHOS

O vice-prefeito caxiense Antonio Feldmann, à frente das negociações sobre o trem regional como coordenador da Comissão Especial para o Plano de Revitalização das Ferrovias e Trem Regional da Serra Gaúcha, afirmou que irá procurar Bento e Farroupilha para acertar os detalhes da mobilização para a audiência, confirmada para a primeira quinzena de abril, mas ainda sem data definida. Ali, a região vai conhecer os resultados do estudo para reativação da ferrovia que liga Bento a Caxias. Uma das prioridades da comissão já é conhecida: a construção de uma passagem de nível em um trecho de 1,8km em Caxias.

SEM RECURSOS

Há sete meses sem contar com os recursos do estacionamento rotativo, o Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro) ainda espera uma posição do novo governo para definir sua atuação, prejudicada pela falta de recursos. O presidente Geraldo Leite afirma que não há dinheiro, e que conta com o auxílio das empresas para repassar verbas aos órgãos de segurança, como ocorreu em fevereiro. O impasse, que surgiu com a alteração da lei municipal que destinou os 21% da receita da área azul para o Consecom (Conselho Municipal de Segurança Comunitária), aprovada no ano passado, deverá ganhar a mediação da prefeitura.

Ponto

O depoimento dos presidentes das duas edições mais recentes da Fenavinho na CPI instalada para investigar a festa foi adiado para a próxima terça-feira, 12. Isso porque tanto Tarcísio Michelon quanto João Strapazzon, presidentes em 2009 e 2011, respectivamente, não compareceram à sessão de ontem e pediram um prazo maior aos vereadores.

Além deles, a CPI convocará a ex-secretária de Turismo, Ivane Fávero, o atual, Gilberto Durante, o secretário de Finanças, Marcos Fracalossi, e Marcos Piccoli, que comandou a área de eventos da feira em 2009 e a área cultural dois anos depois.

Na semana passada, o Esportivo e a prefeitura assinaram um Contrato de Cessão e Uso do Direito de Superfície que vai permitir a realização de investimentos com recursos públicos nas melhorias no Complexo Esportivo Parque Montanha dos Vinhedos.

As reformas e novas construções são exigidas para que o local possa ser um Centro de Treinamento de Seleções para a Copa de 2014.

A Câmara de Vereadores aprovou uma alteração na LDO que amplia para 530 o número de vagas adquiridas na rede particular tanto na Educação Infantil como no Ensino Fundamental.

São 400 na Educação Infantil e 130 no Ensino Fundamental. A ampliação servirá para atender a pouco mais de 2,3 mil crianças entre 0 e 6 anos.

A marca de móveis de Bento Favorita já elegeu a cara da comemoração de seus 10 anos. Os atores Carol Castro, Larissa Maciel e Ricardo Tozzi serão os protagonistas da campanha que marcará o aniversário.  A ideia é reforçar a versatilidade da marca em três estilos de decoração.

A joalheira de Bento Gonçalves Sylvia Dreher terá suas joias no figurino da próxima novela das 18h da Rede Globo, intitulada Flor do Caribe.