Dois homens, de 22 e 35 anos, naturais de São Paulo, foram presos pelo crime de poluição e outros crimes ambientais em Bento Gonçalves, após serem flagrados transportado um fungicida, cujo registro e uso são proibidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O fato ocorreu na noite de segunda-feira, 9 de outubro, na BR-470, no bairro Pomarosa.
De acordo com as informações, por volta das 20h, um veículo foi abordado pelos agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) nas proximidades do posto do órgão de segurança. Ao serem indagados sobre seu trabalho, ambos informaram que realizavam o transporte de produtos.
Durante a apresentação das notas fiscais do material que estava sendo levado no veículo, foi constatado que haviam 15 galões de 20 litros de um fungicida que está com seu registro e uso proibido pela Anvisa desde o ano de 2017. No total, cerca de 300 litros do produto foram encontrados dentro do veículo.
Os dois receberam voz de prisão, sendo encaminhados à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), para registro da ocorrência. Após, o delegado plantonista fixou o pagamento de fiança no valor de R$ 1 mil. Ambos devem responder em liberdade pelo crime. Os produtos foram apreendidos. O motorista, de 35 anos, já tinha passagem por lavagem de dinheiro para o tráfico, e o passageiro, de 22 anos, que não possuía passagens anteriores.
Só em 2023, a PRF já apreendeu mais de 14 toneladas de agrotóxicos contrabandeados nas rodovias federais do Rio Grande do Sul.