A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SMDE) e da Assistência Social de Bento Gonçalves deu início a uma ação de busca ativa com o objetivo de localizar 40 homens de 18 a 40 anos cadastrados no programa Bolsa Família. Essa iniciativa visa oferecer oportunidades de emprego para aqueles que estão em situação de vulnerabilidade social, com a intenção de promover a independência financeira dos beneficiários.

A busca ativa foca em um universo de 2.139 cidadãos que recebem o benefício na cidade, com destaque para os 40 selecionados, que estão sendo procurados em uma etapa inicial do processo. Além disso, há outros 400 beneficiários com o perfil para o programa, que ainda estão na fila de espera. O objetivo é fazer com que essas pessoas deixem a dependência do Bolsa Família e possam conquistar sua própria renda no mercado de trabalho.

A ação começou com uma força-tarefa para revisar os cadastros do programa e confirmar as informações autodeclaradas pelos beneficiários no momento do cadastramento. O foco inicial é em cadastros unipessoais, de indivíduos entre 18 e 40 anos, sem dependentes. Nos primeiros dias de trabalho, a equipe realizou 23 visitas domiciliares e já fez 12 encaminhamentos para vagas de emprego.

Segundo a coordenadora do Cadastro Único, assistente social Adriane Lazzarotto, a busca ativa começou com um foco nas 86 famílias unipessoais, com planos de expandir o trabalho para aproximadamente 300 famílias em diferentes perfis. A revisão cadastral e a busca por essas 40 pessoas é uma estratégia para garantir que os beneficiários estejam realmente aptos a entrar no mercado de trabalho e se desvincular do programa social.

Quando um beneficiário não é localizado no endereço registrado, o benefício do Bolsa Família pode ser bloqueado até que a pessoa se apresente e atualize seus dados. A coordenadora destaca que, embora a maioria das pessoas ainda não tenha sido localizada, o movimento tem gerado grande repercussão na cidade. Beneficiários estão procurando espontaneamente a equipe do Cadastro Único para saber mais sobre as vagas de emprego disponíveis, sendo encaminhados rapidamente para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

A busca pelas 40 pessoas selecionadas segue em andamento, com o objetivo de, segundo a pasta, ao longo do processo, ampliar o número de beneficiários atendidos e garantir a inserção de mais cidadãos no mercado de trabalho de Bento Gonçalves.

Foto: Rodrigo De Marco / Reprodução