Pelo menos 28 jovens participam de um projeto social em Bento Gonçalves, que tem por objetivo capacitar adolescentes para o mercado de trabalho. A proposta, iniciada ainda no mês de junho, oferece aos participantes aulas teóricas e práticas promovidas em parceria com o SENAC e a Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social (SEDES). Durante este período, os participantes exploraram temas relevantes como empreendedorismo e desenvolvimento pessoal.
O projeto “Transformando Vidas” é dividido em etapas, visando facilitar a participação dos jovens e oportunizando aprender as diferentes fases da proposta. Até a semana passada, eles foram participaram do módulo que tinha como foca a preparação para o trabalho. Segundo os organizadores, foram mais de 20 horas de formação.
Agora, entre outubro e novembro, os jovens participarão de oficinas que aprofundarão suas habilidades em áreas como dicção e oratória, imagem pessoal, boas práticas em eventos e gastronomia. A formatura está marcada para 23 de novembro.
Para participar do projeto, os adolescentes foram selecionados pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), garantindo que as vagas fossem preenchidas por jovens em situação de vulnerabilidade social.
Entre as participantes está a adolescente Estefanie Beatriz Ferreira, de 14 anos, que após dar início ao curso, conseguiu ser inserida no mercado de trabalho e já está atuando em uma farmácia local. “Estou gostando muito, principalmente porque agora tenho minha independência financeira. O curso me ajudou a entender como me comportar em uma entrevista”, revela.
Juliana Correa, pedagoga e especialista em educação corporativa, foi uma das responsáveis pelas capacitações. Ela enfatiza a transformação que observou nos jovens. “Trabalhamos para despertar suas habilidades e potencialidades, fazendo com que se sintam protagonistas de suas histórias”, pontua.
Enquanto os jovens se preparam para ingressar no mercado de trabalho, a expectativa é que as oportunidades que surgirem sejam reflexo do empenho e dedicação deles. Embora a Prefeitura tenha promovido o projeto, o verdadeiro destaque são as conquistas e o protagonismo dos jovens, que buscam moldar seu futuro com determinação e vontade.
Foto: Rodrigo De Marco / Reprodução