Os dados do setor de Saúde Bucal, da Secretaria da Saúde, foram analisados acerca dos 375 exames autorizados em junho deste ano
Na última semana, a Secretaria da Saúde de Bento Gonçalves divulgou alguns números referentes ao setor de Saúde Bucal. De acordo com a pasta, dos 375 exames odontológicos autorizados no mês de junho, 95 deles não foram feitos por conta de pacientes que não compareceram. Aqueles que não foram até a clínica radiológica representam 25% de todos os exames, ou seja, um quarto dos indivíduos não deram prosseguimento ao atendimento.
Os pacientes deixaram de fazer radiografias panorâmicas e intra-orais, nas quais a coordenadora do setor, Giovana de Bacco, determina como fundamentais na decisão do tratamento. “São auxiliares de diagnóstico imprescindíveis na decisão da permanência em boca ou extração do dente. Critérios radiográficos são avaliados também na continuidade do fluxo do serviço dentro do sistema. Cada exame não realizado, gera uma nova consulta não resolutiva, consulta que novamente, o exame será solicitado”, estabelece.
A secretária de Saúde, Tatiane Misturini Fiorio, também determina que esse tipo de atitude prejudica na continuidade dos tratamentos. Ela lembra que aqueles que não puderem comparecer na data do exame, devem comunicar as equipes, pois isso possibilitará que outro alguém vá em seu lugar, diminuindo a fila.