Segundo a RGE, número encontrado seria suficiente para abastecer 189 residências pelo período de um ano

Durante o ano de 2019, as equipes de fiscalização da RGE realizaram 1.673 inspeções para combater fraudes e furtos de energia no município de Bento Gonçalves. Nestas operações foram detectadas 331 ligações irregularidades, correspondendo a 19,7% do total. A energia recuperada, somente em Bento Gonçalves, chega a 340,4 MWh, o suficiente para abastecer 189 residências por um ano, levando em consideração um consumo médio de 150 kWh ao mês para cada residência.

As inspeções são realizadas a fim de evitar problemas na rede de distribuição de energia e garantir a segurança da população. A prática mais comum entre as irregularidades encontradas é a ligação direta na rede para o furto de energia, prática conhecida como “gato”. Em muitos locais, as equipes também identificam fraudes nos medidores. Com isso, apenas parte da energia consumida passa pelo leitor e a conta de luz não corresponderá ao que realmente foi consumido.

As fraudes e furtos de energia são crimes previstos no Código Penal e a pena pode variar de um a quatro anos de detenção. Em 2019, 70 pessoas foram presas em flagrante em operações realizadas pela RGE em parceria com a Delegacia de Repressão aos Crimes contra o Patrimônio e Serviços Delegados, da Polícia Civil, e a Brigada Militar.

Denúncias de furtos de energia podem ser feitas neste link.

Fonte e foto: Ascom RGE