No coração de uma escola municipal de Bento Gonçalves, uma sala guarda um “santuário emocional”, onde crianças com diferentes histórias encontram um espaço seguro para explorar, entender e expressar seus sentimentos
Na Escola Municipal de Ensino Fundamental Félix Faccenda, um projeto inovador tem mudado a vida dos alunos de maneira profunda. A criação de uma sala dedicada às emoções, que também possui inspiração no filme “Divertidamente”, tornou-se um pilar fundamental para o desenvolvimento emocional e social das crianças, trazendo resultados positivos tanto no comportamento quanto no desempenho acadêmico. Para entender melhor essa iniciativa, entrevistamos a equipe diretiva do colégio: Morgana Villa Bochi, orientadora educacional; Patric Bernardi, supervisor pedagógico, que lideram o projeto, e a diretora Nelita Zanovelo e a vice-diretora, Mariana Suarez.
A origem da sala das emoções
O conceito de criar um espaço focado nas emoções surgiu como parte de um projeto maior da escola, que visa integrar a educação emocional no cotidiano dos alunos. A orientadora Morgana explica. “Esse foi um projeto norteador da nossa escola. A gente já iniciou o ano em fevereiro com essa proposta da educação emocional, porque acreditamos que, primeiro, a criança precisa trabalhar internamente para depois vir a aprendizagem”, afirma.
A diretora Nelita Zanovelo complementa. “A sala foi criada em março, por estarmos inseridos em um bairro vulnerável. Nesse local, elas participam de conversas individuais ou em grupo, expressando seus sentimentos e relatos diários. Dependendo das situações, os pais são chamados, pois muitas crianças enfrentam problemas emocionais que afetam até a alfabetização”, conta.
Patric Bernardi ressalta a relevância do contexto dos alunos. “Fizemos um levantamento da realidade dos nossos estudantes, observando as situações que eles enfrentam, como violência doméstica e desestrutura familiar, e percebemos a necessidade de um espaço onde eles pudessem externalizar o que sentem. A escola precisava ser um ambiente acolhedor”, declara.
A relação com “Divertidamente”
A escolha do filme como inspiração veio desde o primeiro semestre letivo, a identificação das crianças com os personagens ajudou a criar uma conexão emocional importante. Morgana destaca: “Já trabalhamos com Divertidamente 1 no primeiro semestre, e logo antes deles saírem de férias, eles foram ao cinema assistir Divertidamente 2. Juntamos isso com o projeto norteador da escola, e as crianças se identificaram muito com os personagens”, conta.
Implementação e Desafios
A criação da sala incluiu reaproveitamento de materiais e o envolvimento direto de professores e funcionários. “Utilizamos materiais que já tínhamos na escola. A geladeira, por exemplo, foi reaproveitada e envelopada, e a amarelinha das emoções foi feita com papelão. Buscamos sempre a sustentabilidade”, revela o supervisor pedagógico.
Morgana acrescenta que o processo também contou com o apoio das professoras: “Elas ajudam na confecção de materiais, como a mala das emoções, que vai para a sala de aula. Dentro dessa mala, colocamos objetos com significados emocionais, e isso ajuda as crianças a expressarem o que sentem”, complementa.
Objetivos e resultados
O principal objetivo da sala é ajudar as crianças a compreender e gerenciar suas emoções, evitando atitudes impulsivas. Morgana explica. “Eles precisam entender o que estão sentindo e aprender a lidar com isso. Aqui, fazemos o círculo de restauração de paz uma vez por mês, e resolvemos muitos conflitos com o objetivo da escuta ativa”, diz.
Patric observa que o local também tem impacto direto no comportamento em sala de aula. “O que é trabalhado na sala reflete na conduta deles em sala de aula. Aprendem a ouvir e respeitar o momento de fala dos colegas e professores”, relata.
As crianças adoram a sala e a veem como um espaço seguro para expressar suas emoções. “Mesmo quando estão em conflito, elas gostam de vir para cá. Aqui, não é um ambiente de punição, mas sim de acolhimento”, afirma a orientadora.
A escola também busca envolver os pais nesse processo. “Temos uma caixa do desabafo onde os pais podem expressar suas preocupações. Nossa intenção é trabalhar esses pontos com eles, trazendo profissionais para auxiliar”, comenta ela.
Desafios futuros e expansão do projeto
O desafio maior para a continuidade do projeto é o apoio financeiro e a disponibilidade de espaço. “Queremos manter a sala no próximo ano e continuar aprimorando as atividades. Também estamos tentando parcerias para envolver mais a comunidade”, diz Patric.
Morgana destaca a importância de expandir o projeto: “Nossa intenção é que essa sala permaneça e continue trazendo os ótimos resultados que estamos vendo, como a redução de conflitos e o aumento do desejo das crianças de estarem na escola,” realça.
Impacto no comportamento e aprendizagem
Os resultados são evidentes. Há uma diminuição significativa nos conflitos, e as crianças estão mais concentradas e focadas nas aulas. “Eles já falam que precisam respirar e se acalmar antes de agir. Esse projeto é como um trabalho de formiguinha, mas que está fazendo uma grande diferença na vida dessas crianças”, reflete Morgana.
Um exemplo impactante é o caso de um menino que teve uma vida conturbada e encontrou na sala das emoções um espaço de acolhimento e segurança. “Ele tem muito carinho por essa sala. Apesar das dificuldades, ele encontrou aqui um lugar onde se sente compreendido e acolhido”, conta a vice-diretora Mariana.
A sala das emoções da Escola Municipal de Ensino Fundamental Félix Faccenda é mais do que um espaço físico; é um ambiente transformador que está ajudando a formar cidadãos mais conscientes e emocionalmente saudáveis. A iniciativa é um exemplo inspirador de como a educação pode ir além do ensino tradicional, promovendo o bem-estar integral dos alunos e impactando positivamente a comunidade escolar.
Fotos: Nathielly Paz