A Secretaria Municipal de Educação (SMED) de Bento Gonçalves firmou uma parceria com o Circolo Trentino di Bento Gonçalves para promover, junto às escolas da rede municipal, atividades e projetos voltados aos 150 anos da Imigração Italiana no município. A iniciativa busca aprofundar o conhecimento dos estudantes sobre a trajetória dos imigrantes que ajudaram a formar a identidade local, valorizando sua história e cultura.

O termo de adesão foi assinado em um encontro que contou com a presença do coordenador do Circolo Trentino, Sandro Giordani, da secretária-adjunta de Educação, Adriane Zorzi, e da coordenadora do Grupo de Inovação e Sustentabilidade (GIS), Carla Carvalho Carlesso.

A força da cultura italiana na educação

A coordenadora Carla Carvalho Carlesso destacou que muitas escolas municipais estão inseridas em comunidades de descendentes de imigrantes italianos, tornando o tema extremamente relevante para a rede de ensino. “O tema tem uma força muito grande na nossa rede e, neste ano, juntamente com o Circolo, vamos evidenciar esse processo histórico e cultural que formou a identidade de Bento Gonçalves. Algumas escolas já possuem planejamentos para outros temas, mas muitas já pensavam em abordar essa história, permitindo também que alunos vindos de outras regiões e estados conheçam esse legado. Dessa forma, fortalecemos os vínculos com o município e garantimos a transmissão dos valores, saberes e tradições da imigração italiana”, explica Carla.

Atividades e visitas guiadas

O coordenador do Circolo Trentino, Sandro Giordani, explicou que a parceria com a SMED permitirá que os estudantes conheçam mais sobre as origens dos imigrantes, as razões do êxodo no norte da Itália e os desafios enfrentados na chegada à região, desde as dificuldades iniciais até as conquistas atuais. “Estamos construindo essa parceria que contará com visitação ao Ponto de Cultura e Memória Vale dos Vinhedos. Os estudantes vão conhecer a Igreja do Vinho, a sala de objetos antigos e atividades de artesanato, como a dressa. É importante que os jovens conheçam um pouco da nossa história e memória e que possam manter sua cultura e tradições no dia a dia, sempre respeitando a diversidade cultural local. É nas escolas que o jovem precisa entender suas origens para poder manter sua história viva”, afirma Giordani.

O Circolo Trentino e o Ponto de Cultura e Memória Vale dos Vinhedos atuarão como referências para estudos e vivências sobre a cultura italiana. Além disso, a programação incluirá visitas guiadas e adaptações conforme as demandas da Secretaria de Educação, garantindo que os estudantes tenham uma experiência imersiva na história dos imigrantes.

Atualmente, o Ponto de Cultura já recebe grupos de alunos para atividades educativas, e a expectativa é que essa parceria amplie ainda mais o alcance do projeto. Com isso, a cultura e as tradições italianas seguirão sendo transmitidas às novas gerações, fortalecendo a identidade histórica de Bento Gonçalves.