A 31º rodada do Campeonato Brasileiro, disputada neste sábado, 26, devido as eleições municipais, proporcionou dois triunfos importantes para a dupla GreNal: o Grêmio venceu o lanterna Atlético-GO em casa; Inter derrotou o Atlético-MG na Arena MRV, ambos pelo placar de 3 a 1.

Grêmio 3×1 Atlético-GO

O Tricolor entrou em campo com a obrigação de vencer, visto que o adversário, segundo seu próprio presidente, se encontra em uma situação irreversível na luta contra o rebaixamento. Ainda assim, o Grêmio levou alguns sustos.

Aos 25 minutos, o goleiro Marchesín saiu jogando errado, e Jemerson cometeu pênalti em cima de Gabriel Baralhas. Na cobrança, o goleiro argentino defendeu o seu primeiro pênalti pelo Grêmio, porém, o centroavante Derek aproveitou o rebote e abriu o placar para a equipe visitante.

Porém, a vantagem do Dragão durou menos de 15 minutos. Aos 39, a bola sobrou para Soteldo no lado esquerdo do campo, o atacante venezuelano buscou ângulo e chutou colocado, sem chances para o goleiro Ronaldo, empatando o jogo para o Tricolor.

Na etapa derradeira, o Grêmio confirmou o favoritismo e virou a partida. Aos 13, Aravena tocou para Pepê, que chutou da primeira e estufou as redes, marcando o segundo gol da equipe da casa. Aos 37, Reinaldo cruzou rasteiro para Villasanti, que só teve o trabalho de colocar a bola no gol. Fim de jogo: Grêmio 3 a 1 Atlético Goianiense.

Com a vitória, o Grêmio subiu para a 11º colocação, agora com 38 pontos, abrindo uma vantagem de quatro pontos para a zona de rebaixamento. Já o Atlético-GO, é o lanterna da competição, com apenas 22 pontos.

O próximo compromisso da equipe de Renato é contra o Fluminense, no Maracanã, no próximo sábado, 2 de novembro, às 21h.

Imagem: Lucas Uebel / Grêmio FBPA

Atlético-MG 1×3 Internacional

Pela primeira vez na história, o Colorado disputou uma partida na Arena MRV, inaugurada em 27 de agosto de 2023. Apesar de reclamações relacionadas a drenagem do estádio, o Inter saiu vitorioso.

O Atlético-MG, visando a disputa do jogo de volta das semifinais da Copa Libertadores contra o River Plate, entrou em campo com o time inteiramente reserva, com exceção do goleiro Everson; o Inter, precisando pontuar para seguir nas primeiras posições da tabela, foi a Belo Horizonte com força máxima.

O Inter começou dominando as ações, e aos 33 minutos, Bernabei foi golpeado na área pelo zagueiro Bruno Fuchs, Marcelo de Lima Henrique marcou pênalti para o Colorado. Na cobrança, Alan Patrick converteu, abrindo o placar. Logo em seguida, Borré, com todo o lado esquerdo aberto, tocou para Bernabei, que de primeira, chutou cruzado e rasteiro, sem chances para Everson, ampliando o placar para a equipe visitante.

Ainda no primeiro tempo, já aos 45, o ponta Rubens, que foi o jogador que proporcionou as maiores dificuldades para a defesa do Inter na primeira etapa, avançou pelo lado esquerdo, buscou ângulo e chutou na trave. No rebote, Eduardo Vargas dominou a bola e foi derrubado por Thiago Maia, pênalti para o Galo. O próprio Vargas cobrou e converteu, diminuindo a desvantagem da equipe da casa.

No segundo tempo, o futebol foi deixado em segundo plano pela chuva torrencial que atingiu a capital mineira na noite deste sábado. Com o temporal, o gramado do estádio ficou encharcado, dificultando o andamento do jogo. Alguns torcedores do Inter acusaram a drenagem do estádio de estar drenando apenas o lado onde o Atlético estava atacando.

Apesar da grama alagada, o Colorado seguiu pressionando. Aos 27 minutos, o juiz chegou a assinalar um pênalti para o Inter, porém, voltou atrás, após revisão no VAR. Aos 42, Bernabei tocou para Bruno Tabata, que colocou a bola na rede, definindo o resultado da partida. Fim de jogo: Atlético-MG 1 a 3 Internacional.

Com a vitória, o Inter sobe para a 5º colocação na tabela. Na próxima quarta, 30, os comandados de Roger Machado terão um confronto direto contra o Flamengo, no Beira-Rio.

Condições do gramado chamaram a atenção (Imagem: Pedro Souza / Clube Atlético Mineiro)

Imagens da capa: Lucas Uebel / Grêmio FBPA e Ricardo Duarte / SC Internacional