Dois milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca que chegam ao Brasil nesta terça-feira, 23, deverão estar prontas após rotulagem e análise do Instituto de Tecnologia em Imunibiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz), na quarta-feira, 24. Depois disso, os imunizantes passam por um processo de análise de protocolo e liberação pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz).
Conforme o Ministério da Saúde, a expectativa é de que o avião que transporta as vacinas da Índia cheguem em São Paulo no início da manhã de hoje, por volta das 6h55. Após os trâmites, as cargas serão levadas ao Rio de Janeiro, na sede da Fiocruz.
De acordo com o governo, além da vacina da AstraZeneca, mais 9,3 milhões da Sinovac/Butantan, produzidas no Brasil são aguardadas para este mês. Em março, deverão chegar ao país 18 milhões de doses da vacina do Butantan e mais 16,9 milhões da vacina da AstraZeneca.
Ainda não há uma data oficial para a distribuição das novas doses aos estados e municípios. A expectativa é de que ainda nesta semana o processo de dispensação seja concluído e os municípios voltem a vacinar os grupos prioritários.