A Vinícola Boutique Dom Bernardo dedica-se a produzir vinhos de excelência para os paladares mais exigentes, há quase 10 anos. Atuando de maneira personalizada, ela proporciona aos clientes um atendimento repleto de alegria e histórias familiares.
De acordo com Graziela Batistelo, tudo começou em 2007, quando os três sócios iniciaram a renovação dos vinhedos, juntamente com o pai, Luiz Batistelo. A primeira vinificação ocorreu somente em 2013, ainda no porão da família. Mas foi somente com a abertura do varejo, há quatro anos, que a marca começou a ficar mais conhecida. “O projeto foi dos meus três irmãos e o nome da Vinícola é uma homenagem ao nosso bisavô Bernardo, que emigrou da região do Vêneto na Itália, para o Brasil”, conta.
Cada sócio desempenha uma função específica: Marcelo cuida dos vinhedos e auxilia na vinificação, Mateus gerencia o varejo e se especializou na recepção aos turistas, na área comercial e de divulgação e Maurício cuida da vinificação e auxilia nos vinhedos. “Eu fiz o curso de Sommelier no Senac para entender melhor a complexidade de cada vinho e assim atender melhor os nossos clientes. Além disso, faço a parte financeira e administrativa. Nossa irmã, a Sandra, auxilia no que precisamos e ajuda nossa mãe, afinal ela ainda faz o almoço para todos aqui. Nos mantemos unidos e fortalecidos, sempre pensando no melhor para a família. E temos mais um irmão, o Marciano, que não trabalha conosco, mas às vezes aparece por aqui e conversa com os clientes para engrandecer ainda mais a nossa história”, relata.
Os vinhos são produzidos com uvas próprias, todas cultivadas nos cinco hectares da família. Após a fermentação nos tanques de inox, passam por barricas de carvalho pelo período de 12 meses. “A safra de 2022 promete, pois tivemos um longo período de estiagem e as uvas tiveram uma excelente maturação e alta concentração de açúcar”, revela. Sobre os rótulos que mais se destacam, Graziela revela que a preferência é bem dividida. “Os clientes gostam muito dos vinhos Syrah, Marselan, Cabernet Franc, Merlot e Tempranillo. Sem esquecer do branco Chardonnay, que fica 6 meses em barricas de carvalho”, observa.
A venda direta é algo que a vinícola sustenta, o contato próximo às pessoas é indispensável. “Nosso atendimento é personalizado, voltado aos turistas e clientes que nos visitam aqui no varejo, então, tudo é feito com muito cuidado e amor”, salienta. Com a procura subindo e a vinda de turistas cada vez mais frequentes, os irmãos já têm no papel um projeto que pretende ampliar a parte da produção, principalmente onde ficarão as novas barricas de carvalho francês e americano. “Queremos criar um roteiro de visitação aos vinhedos também, mas tudo para o ano de 2023”, revela. Além disso, a ampliação vai ajudar na questão da maturação dos vinhos. “Adquirimos 50 novas barricas de carvalho e uma nova e ampla adega”, completa.
A próxima Vindima garantirá novas experiências para os quatro irmãos, que cada vez mais, crescem dentro do setor de vinhos e recebem, orgulhosos, um ótimo número de visitantes. “Sempre é algo desafiador, que nos enche de estímulos, pois o cuidado começa lá nos parreirais e segue até o momento da venda”, realça.
Para o futuro, os irmãos pretendem cuidar cada vez mais dos vinhedos. “Isso é essencial para que a matéria prima chegue em excelente estado até a vinificação. Todos os processos são muito importantes para nós. Gostamos de cuidar pessoalmente de cada detalhe, fazendo tudo com muita dedicação”, ressalta.
De acordo com ela, os diferenciais da Dom Bernardo são o cuidado com as videiras, utilizando somente uvas próprias; a produção limitada e o zelo com cada varietal. “Além disso, gostamos de atender nossos clientes com carinho, sentamos com eles, conversamos e partilhamos nossa história, principalmente quando falamos dos nossos pais. Adoramos mostrar o legado deixado pelo nosso pai, mostrando o amor, a força e a garra dele com a terra, além da simpatia ao lidar com todos. Quando falamos da nossa mãe, mostramos como ela nos inspira ao cuidar da família. Para homenageá-los, lançamos dois vinhos ícones, o Essenza e o Gran Luiz”, valoriza.
A Vinícola vende para todos os estados do Brasil, praticamente tudo em nome de pessoa física. 80% das vendas acontecem no varejo, os outros 20% se destinam aos restaurantes da região. “Aos poucos, muitos vão conhecendo nosso vinho através de uma indicação e acabam se tornando clientes. Nossa produção é pequena, bem artesanal, por isso não pensamos em exportação”, afirma.
Atualmente, existe uma nova geração de jovens que estão descobrindo os prazeres dos vinhos. Segundo Graziela, é muito gratificante perceber que esse público está se interessando pelo que produzem, ainda mais os brasileiros. “A mudança de mentalidade é necessária para a valorização do produto nacional, que vem crescendo em qualidade ano após ano”, conclui.
Fotos: Arquivo Pessoal