Em 2024, a Diocese de Caxias do Sul comemora seus 90 anos de fundação, refletindo sobre uma trajetória marcada por crescimento e dedicação. Criada em 1934, a Diocese atualmente engloba 74 paróquias e 983 comunidades, e para marcar esta importante data, um documentário especial foi lançado nesta quinta-feira, 5 de setembro.

O documentário, dividido em nove episódios, começa com “Da Itália à Nova Pátria: a fé dos imigrantes italianos,” já disponível no YouTube. O episódio inaugural, com 16 minutos de duração, oferece um retrato detalhado das origens da Diocese, destacando a fundação da paróquia de Nossa Senhora de Caravaggio e a escolha do nome da Catedral Santa Tereza em Caxias do Sul, em homenagem a Teresa Cristina Maria, esposa de Dom Pedro II. Entre os entrevistados estão o bispo diocesano Don José Gislon, a historiadora Vânia Herédia, o reitor do Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, Padre Ricardo Fontana, e Anthony Beux, coordenador do Instituto Memória História e Cultural da UCS. O levantamento histórico também conta com a colaboração do padre Álvaro Luiz Pinzetta, especialista em história da Igreja, que rememora as dificuldades enfrentadas na criação da Diocese.

Pinzetta explica que a Diocese nasceu da religiosidade e da liderança persistente dos primeiros padres, que enfrentaram desafios significativos para estabelecer o novo bispado. “Foi um trabalho persistente e teimoso, inclusive para achar 200 contos de réis para criar o patrimônio inicial. Foi muito sacrifício,” relata o padre.

Em uma atualização sobre os preparativos para o 90º aniversário da Diocese de Caxias do Sul, o vigário geral e coordenador de Pastoral, padre Leonardo Inácio Pereira, detalhou as iniciativas em andamento para comemorar o marco significativo da instituição. Em seu discurso, padre Leonardo destacou a importância da história da Diocese e os planos para o futuro, mencionando o lançamento do novo Plano Diocesano de Pastoral, que ocorrerá junto com as celebrações de aniversário. Esse plano visa planejar, executar e avaliar de forma colaborativa as ações da Diocese.

O ponto alto das comemorações acontecerá no próximo domingo, 8 de setembro. As festividades terão início às 16h com o Terço dos Homens, seguido pelo lançamento oficial da série documental sobre a história da Diocese às 18h30min. A programação será concluída com uma missa presidida por Dom José Gislon, marcada para as 19h. Durante a missa, a Diocese terá a honra de receber a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Caravaggio, que há 65 anos é declarada padroeira da Diocese.

Além disso, padre Leonardo apresentou uma revista comemorativa especial que celebra os 90 anos da Diocese. Com 20 páginas, a revista foi elaborada pela Coordenação Diocesana de Pastoral e será oficialmente lançada durante a missa de domingo. O material inclui artigos, a história da criação da Diocese e uma linha do tempo detalhada das atividades pastorais. Foram impressos 3 mil exemplares, que serão distribuídos entre fiéis, paróquias e comunidades.

Durante a cerimônia, o assessor de comunicação da Diocese, Felipe Padilha, que também produziu e dirigiu a série documental “Diocese de Caxias do Sul: 90 anos de comunhão, participação e missão”, destacou o trabalho realizado e apresentou as temáticas dos nove episódios que compõem a série.

Padilha detalhou a organização e a produção da série, que foi desenvolvida em colaboração com uma equipe dedicada. A série será exibida conforme as seguintes datas:

  • Episódio 1: 5 de setembro
  • Episódio 2: 8 de setembro
  • Episódio 3: 25 de setembro
  • Episódio 4: 12 de outubro
  • Episódio 5: 23 de outubro
  • Episódio 6: 6 de novembro
  • Episódio 7: 20 de novembro
  • Episódio 8: 4 de dezembro
  • Episódio 9: 18 de dezembro

O pré-lançamento do primeiro episódio, intitulado “Da Itália à Nova Pátria: a fé dos imigrantes”, foi um dos destaques do evento, que contou com a presença de comunicadores, padres, religiosos, convidados e entrevistados. O episódio foi exibido na tela e, simultaneamente, disponibilizado nas redes sociais da Diocese de Caxias do Sul. O público pode acessar o episódio inaugural através do link: https://youtu.be/91W1K4WuQYA?si=k5G66nEHnf46Ivsm.

Fotos: Daniel Schuur / Reprodução