A terça-feira, 27, amanheceu com temperaturas baixíssimas em todo o Rio Grande do Sul, devido a uma combinação de massa de ar seco e frio de origem polar, um centro de alta pressão e a presença de um ciclone extratropical ao longo da costa. Esses fatores estão mantendo as temperaturas baixas e impedindo qualquer aumento significativo no termômetro.
Na madrugada de hoje, cidades como Soledade, Lagoa Vermelha, Vacaria e Espumoso registraram temperaturas negativas, um indicativo da intensidade do frio que está atingindo o estado. Embora o sol esteja predominando ao longo do dia, a presença de bancos de neblina e nevoeiro foi observada, especialmente em vales e áreas próximas a rios na Metade Norte, Centro, Sul e Leste gaúcho.
Durante o dia, a previsão indica que nuvens altas do tipo Cirrus devem começar a ingressar em parte do território gaúcho. No final do dia, há uma pequena possibilidade de instabilidade fraca e isolada, especialmente no Noroeste do estado.
Em Bento Gonçalves, o frio foi especialmente intenso, com o dia começando com temperaturas próximas de 0ºC. A sensação térmica foi ainda mais baixa, principalmente em áreas de maior altitude. Para hoje, a previsão é de que os termômetros oscilem entre 2ºC e 18ºC, mantendo a sensação de frio durante o período diurno.