Previsão de crescimento impulsiona expectativas para a data tão importante, com lojistas locais bem preparados para atender à demanda crescente

Otimismo é a palavra-chave que acompanha a chegada do Dia dos Pais para o comércio de Bento Gonçalves, que abre o calendário de datas indutoras de vendas no segundo semestre do ano. Uma pesquisa feita pela Câmara de Dirigentes Lojistas revelou que os lojistas do município esperam crescimento nas vendas em comparação com o ano anterior: a previsão é de aumento de 5% no volume de negócios.

Origem da data

Celebrar a importância do papel paterno na vida familiar é algo que ocorre há mais de quatro mil anos. O jovem Elmesu, na antiga Babilônia, esculpiu em argila o que seria considerado o primeiro cartão de Dia dos Pais. Os desejos de vida longa e saúde para os pais perpetuaram-se por diversas civilizações, a princípio de maneira informal.

A história mais conhecida e que resultou na criação do Dia dos Pais nos Estados Unidos tem origem no desejo de uma filha de homenagear a figura paterna. William Jackson Smart foi um agricultor e veterano de guerra norte-americano que criou seus seis filhos, entre eles um recém-nascido, após o falecimento de sua esposa durante o parto. Em 1909, em Washington, sua filha Sonora Louise Smart Dodd ouviu um sermão para o Dia das Mães e teve a ideia de celebrar o que seria um dia dedicado aos pais.

A filha do ex-combatente não poupou esforços para que a figura paterna também fosse homenageada. Em 1910, Sonora enviou uma petição à Associação Ministerial de Spokane, pedindo ajuda para uma entidade de jovens cristãos do município. Após as solicitações, o primeiro Dia dos Pais foi comemorado em 19 de junho do mesmo ano, data do aniversário de William Jackson. A rosa foi escolhida como símbolo da homenagem, sendo as vermelhas para os vivos e as brancas em memória dos mortos.

A comemoração norte-americana ganhou proporção com o passar dos anos e, em 1924, o então presidente Calvin Coolidge tornou nacional a ideia de Sonora. No entanto em 1966, houve a proclamação oficial que determinou o terceiro domingo de junho como o Dia dos Pais (Father’s Day) nos Estados Unidos. Já o feriado nacional foi oficializado por Richard Nixon no ano de 1972.

No Brasil, o Dia dos Pais é celebrado sempre no segundo domingo de agosto. A ideia da comemoração surgiu de uma ação do publicitário Sylvio Bhering, em 1953. O objetivo era estimular o comércio no segundo semestre, já que o Dia das Mães movimentava a economia no primeiro semestre e o Natal no fim do ano.

Sylvio Bhering era diretor do jornal O Globo, do Rio de Janeiro, e marcou em seu calendário de comemorações o dia 16 de agosto como o Dia do Papai. A data foi escolhida para coincidir com o Dia de São Joaquim, pai de Maria e avô de Jesus Cristo.

Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Bento Gonçalves (CDL-BG), Marcos Carbone, a data é crucial para o comércio, especialmente considerando os recentes esforços de reconstrução econômica após as enchentes de maio. “A expectativa é que as vendas sejam pelo menos 5% superior ao registrado no ano passado. Em âmbito nacional, a data movimenta cifras na casa dos bilhões”, comenta.

Setores que devem se destacar

O Dia dos Pais traz consigo uma procura elevada por determinados tipos de produtos. “Itens de vestuário, calçados e acessórios costumam ser muito procurados, assim como produtos tecnológicos e itens de cuidado pessoal. Além disso, alimentos e bebidas diferenciados, que proporcionam experiências de degustação, têm crescido em participação”, destaca Carbone.

Em uma enquete realizada pelo Semanário, 33% dos votantes pretendem presentear seus pais com roupas; 8% com perfumes; 8% com calçados e 50% pretende presentear com outros itens.
Além das roupas e perfumes, utilidades domésticas e eletroeletrônicos também são escolhas populares, gerando um faturamento de R$ 1,19 bilhão. Esses três segmentos representam cerca de 75% de todas as vendas do varejo para esta data comemorativa.

Preparação do comércio local

Os lojistas de Bento Gonçalves estão se preparando de várias maneiras para atender à demanda crescente. Promoções e condições facilitadas de pagamento são algumas das estratégias adotadas para atrair clientes. “Apresentar promoções não só mostra os produtos em oferta, mas também inspira o consumidor com dicas e sugestões de presentes, o que sempre contribui para estimular as compras”, explica Carbone.

Além disso, o comércio da Capital Nacional do Vinho está investindo em atendimento qualificado e no uso de mídias sociais e marketing digital para promover suas vendas. “A presença combinada de ações de divulgação e relacionamento tanto no ponto de venda físico quanto no digital é crucial. Ferramentas digitais são importantes aliadas para que o lojista consiga chegar ao cliente e apresentar suas promoções, bem como sugestões que possam estimular negócios. As ferramentas digitais são essenciais para alcançar clientes fidelizados ou novos e apresentar promoções. Antecipar-se nas ações de marketing costuma render bons resultados, impactando clientes que ainda não fizeram suas compras para a data”, reforça Carbone.

Evolução das tendências de consumo

As tendências de consumo para o Dia dos Pais têm evoluído significativamente nos últimos anos. Há uma crescente demanda por artigos personalizados que permitam às pessoas expressar seus sentimentos de maneira única. “A busca por artigos personalizados é crescente, e a ampliação do espectro de possibilidades na hora de presentear – incluindo segmentos de eletrônicos, utilidades para o lar e cuidados pessoais – complementa os tradicionais itens de moda”, aponta Carbone.

Expectativas de movimentação financeira

Com a taxa de desemprego no menor patamar dos últimos 10 anos e sinais positivos para o consumo, a expectativa é que o comércio de Bento Gonçalves tenha um mês de agosto muito positivo. “Estamos com itens de alta qualidade e valores atrativos. Acreditamos que será um ótimo mês para as vendas e que muitos pais ficarão realizados com os presentes recebidos”, finaliza Carbone.

Com a data se aproximando, o setor do comércio está em polvorosa, esperando uma movimentação financeira expressiva. Segundo projeção da Confederação Nacional do Comércio (CNC), a data deve gerar R$ 7,7 bilhões em vendas, representando um aumento de 4,7% em relação ao mesmo período do ano passado. Este crescimento é impulsionado por uma menor variação de preços, conforme indicado pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que desacelerou para 0,21% em junho.

A expectativa dos lojistas

Conversamos com alguns comerciantes locais para entender melhor suas expectativas e preparações para o Dia dos Pais.

Evandro Michelon, diretor da loja Rumo Certo, está otimista: “As expectativas são muito boas. Com os pais cada vez mais presentes na cozinha, nossos itens agradam muito”, ressalta.
A loja aposta em tábuas e kits de churrasco, itens térmicos, taças de chopp e vinho, e a linha Stanley para ser os principais produtos buscados para presentear os pais. Michelon ressalta a importância das datas especiais: “As datas comemorativas sempre foram um ótimo incentivo para o varejo. Sempre notamos a ampliação de vendas em datas especiais e que não podem passar em branco como o Dia dos Pai”, destaca.

A Rumo Certo investe tanto em mídias off-line quanto on-line para alcançar os clientes. “Nossas promoções e novidades estão sempre chegando até os clientes, e eles nos acompanham diariamente pelas redes sociais. É um relacionamento que vem sendo construído há mais de 30 anos”, acrescenta Michelon. Ele finaliza com uma expectativa positiva: “Estamos com itens de alta qualidade com valores muito atrativos, então acreditamos que será um ótimo mês”, declara.

Meriene Stankievicz Balssanello, sócia proprietária da Meriene espera um aumento de 10% nas vendas em relação ao ano passado. “Estamos esperando um aumento de 10% de compras em relação ao ano passado”, afirma. A loja está focada em produtos como pijamas e cuecas para presentear. “Como a previsão para os próximos meses é de frio, estamos preparando nosso estoque com pijamas mais grossinhos para suprir a demanda do consumidor”, reitera.

Meriene destaca a importância das redes sociais para as vendas: “Hoje em dia, as pessoas olham nas redes sociais antes de comprar. Caso gostem, vão até a loja ou pedem via redes sociais mesmo”, comenta. Ela também sublinha a importância das datas comemorativas: “O Dia dos Pais é muito importante para o comércio, pois as datas comemorativas dão uma alavancada nas vendas em períodos onde a compra de produtos está em baixa”, diz.

Daiane Gasperin Magnaguagno, lojista da loja Recanto Nativo está com ótimas expectativas de vendas: “Estamos com uma ótima expectativa de vendas para essa data comemorativa, pois temos muitos produtos que podem agradar o Papai”. A loja Recanto Nativo oferece itens como bombachas, alpargatas, botas, chapéus e artigos para churrasco e chimarrão. Daiane enfatiza a importância das mídias sociais: “Hoje em dia quem não está nas mídias sociais têm mais dificuldade de crescimento. É essencial”, declara.
Ela também destaca o papel vital das datas comemorativas: “É muito importante para dar uma aquecida nas vendas. Passando o Dia dos Pais, já esperamos esperando a Semana Farroupilha, que é nossa data magna do calendário, é como se fosse o nosso Natal”, diz.

Aline Scatolin projeta um incremento de 10% nas vendas para a Vízia neste Dia dos Pais. “Uma estratégia digital alinhada é fundamental para que o cliente possa ver as opções e escolher a melhor para seu momento. O marketing digital permite uma segmentação essencial para ser efetivo nessas datas”, explica.
A loja aposta na venda de relógios e acessórios para agradar os pais. “Temos produtos para todos os gostos, e valores, com credibilidade e bom atendimento. Datas comemorativas sempre movimentam nossas vendas pois existe um apelo emocional por trás de toda a narrativa. Todo mundo sempre tem alguém para presentear nessas datas”, explica.

A CNC prevê que o Dia dos Pais também aumentará o número de contratações de trabalhadores temporários neste ano, com 10,47 mil vagas no varejo para atender à demanda sazonal. Esse seria o maior contingente de trabalhadores temporários contratados dos últimos 10 anos.

A procura do presente perfeito

Bruno Girondi, está à procura de um belo presente para presentear seu amado pai. O jovem pretende avaliar muito as opções e pretende passar um bom tempo no comércio local para achar o presente ideal. “Olhando as lojas, percebi que tenho muitas opções de presentes. Vou ter que ficar umas horas, indo de loja em loja para achar o presente perfeito para meu pai”, declara.

Girondi disse que não pretende economizar para deixar seu familiar feliz. “Meu pai merece tudo, um simples presente não vai demonstrar o amor que tenho por ele, mas é uma das formas de firmar esse amor e agradecimento por tudo que ele me fez. Por isso pretendo não economizar, quero dar algo que ele vai usar muito e goste”, enfatiza.

O jovem pensa em dar alguma roupa ou algo relacionado a motocicleta, coisa que seu pai ama. “Estou pensando ainda no que dar, ele gosta muito de andar de moto. Poderia dar algo que o ajudasse a andar no frio ou talvez alguma roupa que ele quer muito. Tudo depende se vou encontrar tudo que imagino”, diz.