Amanhã, 15 de outubro, é comemorado o Dia do Professor. A data celebra a importância dos profissionais da educação que auxiliam na formação de diversas pessoas. Ser professor vai muito além de uma sala de aula: eles são mestres que ensinam verdadeiras lições de vida e que contribuem significativamente para mudar a vida de seus “sempre alunos”.
A importância destes profissionais está em praticamente todas as instâncias da vida, pois os professores acompanham seus estudantes desde a infância, com alfabetização e trajetória durante o ensino fundamental, passando pela adolescência, acompanhando o desenvolvimento durante o ensino médio, até a transição para a vida adulta no ensino superior, seja na graduação, seja nos cursos pós-graduação.
Amor pela educação desde a infância
A paixão pela educação iniciou desde muito cedo na vida de Paloma Milani Giordani, que atualmente, no turno da manhã, está na vice direção da Escola Municipal Infantil Raio De Sol e no turno da tarde é educadora no Colégio Sagrado Coração de Jesus, em Bento Gonçalves. “Desde criança, uma das minhas brincadeiras preferidas era ‘ser a professora’, então, com um quadro de giz, reunia as bonecas e começava as explicações e já aproveitava para estudar. Na infância, desde quando ingressei na escola, por volta dos cinco anos, minha dinda atuava como diretora da E.E.E.F. Dona Geny Vieira da Cunha, na Garibaldina e lá adorava ser a ajudante! Então, praticamente a minha vida inteira sabia sobre o meu amor por esse universo”, explica.
Sua trajetória na área educacional, mais precisamente como aluna, iniciou em 2009, quando ingressou no Magistério no Instituto Cecília Meireles. “Foi uma bela preparação, a qual dei continuidade com o ensino superior, pós-graduação e sigo aprendendo a cada dia, nas formações continuadas nas escolas, com o corpo docente e com as crianças. Sim, elas nos ensinam a cada dia, basta estar presente e disponível. Além disso, julgo que a teoria é importante, mas o chão da sala de aula nos ensina muito, nos mostra a essência e a riqueza de cada coração ali presente e disposto a transformar-se e transformar o mundo. Desde o magistério, há 14 anos atuando na área e aprendendo, percebo que somos privilegiados e temos o poder, sim, de cativar e orientar cada ser que passa por nossas mãos. Nós temos uma missão muito bonita”, revela.
Como qualquer profissão, ela revela que muitos são os desafios. “Porém, com propriedade e perseverança continuaremos reforçando e mostrando a importância do professor, pois um povo sem educação não é um povo livre. A liberdade depende de uma educação de qualidade e para isso é fundamental a valorização e o reconhecimento dos professores”, salienta.
Ela enfatiza que o Dia do Professor é momento de reflexão e de gratidão pelas bênçãos ao longo da caminhada. “Educar é esperançar por um mundo de mais amor, de mais empatia, de prosperidade, justiça e paz! Ademais, receber o carinho das famílias é perceber que a gente faz a diferença na vida de alguém e de outro alguém… Assim, a gente vai aumentando essa rede do bem, que cresce e vai passando de geração para geração. Isso é transformar e seguir transformando-se”, orgulha-se. E finaliza deixando um recado especial aos colegas de profissão. “Um feliz Dia dos Professores e gratidão a cada professor que me orientou e convidou a ser melhor, a cada dia”, conclui.
Uma escolha de vida
Para Serita Winck, diretora da Escola Emílio Meyer, localizada na Linha Brasil, interior de Pinto Bandeira, a escolha pela profissão ocorreu há 10 anos. “Escolhi ser professora depois de um susto, quando tive problemas de saúde e naquele momento pensei que não iria mais poder trabalhar. Mas, quando comecei a pedagogia, me apaixonei no primeiro semestre e estou até hoje onde me apaixonando diariamente pela profissão”, comenta.
Formada desde 2015, diz que a cada dia tudo é novidade. “Cada ano é uma experiência nova. Passamos nosso maior tempo com os alunos e acabamos nos apegando de um jeito que não tem explicação, pois cada um tem um jeito especial, e levamos, da convivência, muitos momentos que ficarão em nossa memória”, esclarece.
Para ela, o professor possui um papel fundamental na vida de de cada um que educa. “Ser professor é passar amor, carinho, dedicação, conhecimento e o mais importante: somos os transmissores dos caminhos e direções deles. Depois, esperamos que um pouco do que transmitimos eles levem para suas vidas e coloquem em prática. Nós plantamos sementes, e essa colheita com certeza será de muito conhecimento, amor e esperança. Ser professora é reafirmar que escola, professores, alunos, famílias, ensinam e aprendem juntos, é uma via de mão dupla”, conta.
Ela está como diretora da instituição de ensino há pouco tempo e agradece a confiança de todos, especialmente da secretaria de Educação de Pinto Bandeira. “É um desafio e uma oportunidade estar à frente da equipe, desta forma, ampliando os conhecimentos dentro da educação com a sociedade, comunidade e família. Para mim está sendo muito gratificante esse desafio que há poucos dias estou vivendo, com essa equipe que está me ajudando e quero agradecer a cada integrante dela”, realça.
Educação é o caminho
A professora Angelita Pavan Poloni, que atualmente está como secretária Municipal de Educação, Cultura, Turismo, Esporte, Lazer, As. Social e Habitação de Pinto Bandeira, diz que desde muito nova a ideia de ser professora era muito forte em sua vida. “Desde muito pequena sempre tive o desejo de ser professora. Brincar de ‘dar aula’ era habitual entre primos e amigos da vizinhança. Iniciei minha vida profissional no dia 1º de março de 1988, atuando como professora na Escola Municipal Plácido de Castro – Pinto Bandeira, na época distrito de Bento Gonçalves”, conta.
Para ela, muitas são as memórias adquiridas ao longo dos anos de atuação profissional. “São incontáveis as lembranças de minha trajetória profissional enquanto professora. Algumas delas: o brilho nos olhos e o sorriso dos alunos no primeiro dia de aula e o desejo de mostrarem seus materiais escolares; a vibração dos estudantes pelas conquistas, as “cartinhas dos alunos”, as quais algumas estão guardadas até hoje; o rendimento dos alunos; as manifestações de carinho dos estudantes e seus familiares; os desafios a serem vencidos muitas vezes pela falta de recursos pedagógicos e a forma de superá-los a fim de desenvolver o planejamento”, revela.
Ela comenta também, que, entretanto, alguns desafios também foram encontrados. “Houve momentos em que as experiências não foram tão boas, todavia, acabavam servindo de incentivo, estímulo para o enfrentamento das dificuldades”, enfatiza.
O Dia do Professor é mais que uma data, para ela, é a concretização de sonhos. “A data significa reafirmar a convicção de que ser professora foi opção, escolha, ou seja, não escolhi ser professora por não haver outras alternativa. A data significa ainda a possibilidade de poder refletir sobre marcas deixadas na vida dos alunos e comunidade escolar, significa continuar afirmando que pela educação escolar passa caminho da tão almejada mudança; significa reafirmar a certeza de que estudantes e professores ensinam e aprendem juntos, continua e constantemente”, conclui.