No dia 31 de outubro, cristãos protestantes em todo o mundo celebram o Dia da Reforma Protestante, uma data que marca a publicação das 95 teses de Martinho Lutero em 1517. Lutero, ao questionar práticas da Igreja Católica, desencadeou um movimento que viria a transformar profundamente a fé cristã, destacando-se por promover os princípios de “sola scriptura” (somente a Escritura), “sola fide” (somente a fé) e “sola gratia” (somente a graça). Para as igrejas que descendem deste movimento, a Reforma não apenas reformulou conceitos teológicos, mas também fundamentou uma ética de justiça social e engajamento com a comunidade.

Pastoras das igrejas Luterana e Metodista de Bento Gonçalves e Farroupilha compartilham a relevância desse legado e como ele continua a impactar suas congregações e práticas.

Igreja Luterana: encontro de fé e ação

Na Paróquia Evangélica de Confissão Luterana de Farroupilha, a reverenda Telma Merinha Kramer explica que a figura de Lutero é central na liturgia e no ensino da Igreja Luterana no Brasil. “Conforme Lutero, o culto é o encontro de Deus com as pessoas,” afirma. Segundo ela, o Salmo 85.10, que fala sobre o encontro da “graça e da verdade”, simboliza esse momento em que “a justiça e a paz se beijam”, um evento que ocorre por meio da Palavra transformadora de Deus.

Para a pastora, o ensinamento de Lutero permanece atual, especialmente no conceito de “Sola Scriptura”, em que a Bíblia é a autoridade máxima para a Igreja. “A Bíblia é o testemunho da presença de Deus na história”, enfatiza. Ela ressalta que a teologia luterana reconhece a necessidade de interpretar as Escrituras dentro de seu contexto para atualizá-las adequadamente. “Essa abordagem se faz ainda mais necessária em um mundo cada vez mais secularizado, onde buscamos ser uma Igreja de Jesus Cristo aberta ao diálogo ecumênico.”

A Igreja Luterana também se dedica ao serviço ao próximo, um valor que Lutero considerava indissociável da fé em Cristo. “Martinho Lutero pregava que a salvação vem pela graça e pela fé, mas também que quem crê em Cristo faz boas obras”, explica a pastora Telma. Esse compromisso se traduz em ações diaconais, que apoiam aqueles que mais necessitam na sociedade. Para ela, a Reforma Protestante simboliza uma renovação espiritual e ética, na qual a fé se reflete em responsabilidade com a sociedade e com a natureza.

Igreja Metodista: santificação e amor ao próximo

A secretária Vânia Kratz Mendes, da Igreja Metodista de Bento Gonçalves, comenta que a Igreja preserva com orgulho os ensinamentos reformistas, especialmente os “cinco solas” (somente a fé, somente Cristo, somente a graça, somente a Escritura). Ela, que também é historiadora, explica que esses princípios guiam o envolvimento dos fiéis na comunidade, refletindo-se na prática cotidiana do amor a Deus e ao próximo. “Nossa vivência comunitária e pessoal deve ser a expressão verdadeira da experiência com Cristo”, declara, ressaltando que a paixão evangelística e o compromisso com o bem-estar das pessoas são centrais na fé metodista.

Para a Igreja Metodista, a santificação é uma doutrina fundamental que, nas palavras de Vânia, “se traduz na prática do amor a favor dos outros”. Ela destaca a necessidade de uma vida disciplinada e dedicada, onde “a piedade pessoal e os atos de misericórdia” caminham juntos. A igreja também valoriza o princípio do “Sacerdócio Universal dos Crentes”, no qual todos são chamados a viver uma vida santificada e a compartilhar as boas novas de salvação.

A Bíblia é central na vida dos metodistas, conforme explica Vânia. “Era dito que Wesley, nosso fundador, era o homem de um livro só, e este livro é a Bíblia”, afirma. Segundo ela, a Igreja Metodista acredita que toda a Escritura é inspirada por Deus e suficiente para a salvação, sendo um guia ético e moral para seus fiéis.

Desafios e compromissos atuais

Ambas as igrejas enfrentam desafios ao buscar manter sua identidade reformista e, ao mesmo tempo, responder às necessidades contemporâneas. A Igreja Metodista, com seu compromisso social, tem um “credo” que reflete a herança do testemunho histórico de John Wesley, seu fundador. Esse compromisso se manifesta em ações de evangelização, educação e apoio a prisioneiros e trabalhadores. “O bem-estar social ocorre na prática do nosso credo, reconhecendo os problemas e propondo mudanças estruturais”, afirma Vânia.

A Igreja Luterana também enfrenta o desafio de preservar sua confessionalidade ao mesmo tempo que busca o diálogo ecumênico. A pastora Telma destaca que o ecumenismo é central para a IECLB, que mantém um vínculo de fé com outras denominações e vê o ecumenismo como parte da missão da Igreja. Em 1999, a assinatura do documento sobre a justificação pela fé com a Igreja Católica foi um marco neste compromisso. “Nosso propósito é somar forças com as demais denominações cristãs, promovendo uma comunidade de fé reconciliada e em diálogo”, declara.

Celebrações e legado para as novas gerações

As celebrações do Dia da Reforma Protestante nas igrejas Luterana e Metodista vão além de cultos, eles incluem palestras, encontros ecumênicos e atividades que envolvem crianças, jovens e famílias. Para a Igreja Metodista, essa é uma data de integração com outras denominações, como explica Vânia. “Participamos de um grupo ecumênico aqui em Bento Gonçalves, onde celebramos a Reforma juntos e abordamos temas históricos e espirituais com outras igrejas tradicionais”, pontua.

Na Igreja Luterana, o mês de outubro é marcado por eventos que visam transmitir o legado de Lutero às novas gerações. Telma menciona que a programação inclui atividades especiais e reflexões sobre a vida e a obra do reformador. Ela enfatiza que o objetivo é manter viva a clareza teológica e a ação missionária, fundamentos que sustentam o compromisso da Igreja Luterana com a sociedade.

Neste Dia da Reforma Protestante, a mensagem dessas igrejas é clara: o legado de Lutero e dos reformadores continua inspirando fé e ação, impulsionando um compromisso profundo com o amor ao próximo e o diálogo ecumênico. A fé reformista não é apenas um marco histórico, mas uma força viva que segue moldando a vida cristã e a sociedade.