Teve início na terça-feira, 2 de julho, uma força-tarefa da Defesa Civil Nacional para visitação em 876 imóveis cadastrados em Bento Gonçalves para recebimento do Auxílio Reconstrução do Governo Federal. A medida, segundo o órgão, tem por objetivo complementar os dados referentes a inundações e deslizamentos de terra, além da averiguação das estruturas das residências. A Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social (SEDES) e a Secretaria de Segurança (SEMSEG), estiveram acompanhando a ação.   

Segundo o secretário de Esportes e Desenvolvimento Social, Wagner Dalla Vale, as visitas também servem para vistoriar e confirmar se realmente os locais informados foram atingidos pelos efeitos climáticos do início de meio e, com isso, validar as informações. “Nós agora vamos aguardar a Defesa Civil Nacional validar as informações, para então as famílias começarem a receber os valores do Auxílio Reconstrução, no valor de R$ 5,1 mil”, explica.          

Ainda, de acordo com a prefeitura, segue até o dia 12 de julho, o prazo para cadastramento de famílias no Auxílio Reconstrução. Com o benefício, famílias desalojadas ou desabrigadas podem receber o recurso, em parcela única, para ajudar na recuperação de bens perdidos nas enchentes.

Até o momento, segundo o Poder Público, o valor ainda não foi depositado e os cadastrados estão em análise pelo Governo Federal. 

Para efetuar a inscrição no cadastro, o morador deve comparecer no Complexo Administrativo, na rua 10 de novembro, 190, bairro Cidade Alta ou nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município. No momento do preenchimento do formulário, o responsável familiar deve informar o endereço de sua moradia, apresentar comprovação de que a residência foi atingida (laudo da Defesa Civil) e os dados de quem reside no local. É obrigatório, no momento do cadastro, que o solicitante tenha o CPF de todos os integrantes da família.   

Posteriormente, os cidadãos que fizeram o cadastro para o apoio financeiro, devem acessar o site do Governo Federal, e clicar em Sou Cidadão, para confirmar as informações.

Foto: Prefeitura de Bento Gonçalves / Reprodução