Será que sai?

A chuvarada que caiu ontem em Bento Gonçalves é um prenúncio que teremos, mais uma vez, a rodada da Copa Amizade adiada. Desde o dia 24 de maio, quando foi disputada a sexta rodada, que a competição não tem jogos.

Estamos indo para a terceira semana consecutiva sem partidas disputadas. Um problema para o calendário da Secretaria de Esportes. Alguns cornetas de plantão dizem que o campeonato vai terminar somente em dezembro.

Uma saída interessante seria aproveitar o feriado da quinta-feira, 19, para realizar uma rodada e outra no sábado, 21. Pelo menos uma das datas seria recuperada.

Campeonatos regionais

A Federação Gaúcha de Futebol definiu na segunda-feira, 9, a data de início das copas regionais e da Copa RS. As regionais começam no dia 3 de agosto e a estadual no dia 6 do mesmo mês. Na Copa Serrana, além do nosso Esportivo, participam Brasil de Farroupilha, Garibaldi (ainda analisa se vai participar), Juventude, Marau, Passo Fundo e Panambi. Além deles, o Veranópolis cogita participar da competição, voltando a montar elenco no segundo semestre.

Sempre o Brasil-Far

É brincadeira o que acontece com o Brasil de Farroupilha. Pelo terceiro ano consecutivo o time serrano conseguiu perder a vaga de acesso à Série A do Gauchão. Podia perder até por 1 a 0 e, mesmo assim, conseguiu ser goleado, em pleno Estádio das Castanheiras, pelo União Frederiquense. Todo o ano é a mesma coisa, o Brasil posa como favorito e naufraga quando depende apenas de suas forças.

Vaga só com muita reza

Faltando apenas três rodadas para terminar a primeira fase da Série Ouro, posso dizer que só um milagre salva o BGF. O time de Vaner Flores precisa vencer a Assoeva hoje à noite, fora de casa, e, depois disso, passar por AGSL, em casa, e pelo campeão Atlântico, em Erechim, E, mesmo fazendo este feito heróico, a equipe pode ficar fora da próxima fase. Tropeços como o ocorrido contra o Cachoeira são inadmissíveis para quem almeja classificação à próxima fase. O BGF “comeu bola”, principalmente em casa e está pagando o preço por isso. A nós, torcedores, só nos resta rezar para que o milagre aconteça de fato.

Vencer e “secar”

O problema todo é que além das suas vitórias, o BGF terá que secar os adversários diretos pela vaga. O BGF soma apenas 20 pontos em 19 jogos, campanha pífia, perto dos outros anos quando, com bem menos recursos, conseguiu chegar mais longe. Concorrem pelas duas últimas vagas a ADS, de Sananduva (24 pontos), América, de Tapera (23), e ASTF, de Teutônia (21).

O problema é que com estes times o BGF não tem nenhum confronto direto. Na rodada de hoje, ADS e América se enfrentam e um empate, combinado com vitória do BGF em Venâncio, poderia ajudar a encostar no G-8. Porém, o problema é que a ASTF enfrenta em um de seus jogos em casa a lanterna Afusca e deve chegar, pelo menos, aos 24 pontos, tendo ainda confrontos com Alaf (hoje) e Assoeva.

América e ADS terão pela frente nas próximas rodadas o saco de pancadas, Cachoeira Futsal, e só perderão pontos por um milagre, podendo alcançar, pelo menos, 26 e 27 pontos, respectivamente. A situação não é nada fácil para o BGF que, terá que fazer tudo o que não fez até agora no campeonato: vencer três partidas seguidas.

Vamos ver se o time será capaz de tirar um último coelho da cartola e conseguir chegar à classificação.