A coisa mais antiga do mundo e mais natural torna-se, para muita gente, um problema. Não de fazer, que isso, aos trancos e barrancos, todo mundo faz. A questão é responder às “incômodas” interrogações dos baixinhos sem perder o rebolado.
Histórias bizarras da cegonha e do repolho ficaram obsoletas. Até a da sementinha já não cola. Desconfio que minha geração tenha sido a última a usá-la. E posso garantir, por experiência própria, que não é fácil driblar a perspicácia infantil.
Atualmente o papo é outro. Parece que os filhos já nascem globalizados. Eles têm acesso ao mundo virtual desde pequenininhos, o que lhes permite uma vivência precoce, geralmente através de atalhos. Por isso, é importante que alguém com discernimento e princípios os acompanhe, a fim de filtrar as coisas que deturpam o sexo.
Outro aspecto que se deve considerar é que pais antenados não acabam virando “spam”, nem indo pra lixeira. E o diálogo franco e honesto é a melhor forma de a família se manter presente na vida das crianças. Uma infância bem resolvida é um adulto mais longe do “divã”.
Franqueza e honestidade não faltam ao personagem adulto desta historinha real e atual que vou contar. Trata-se de um menininho de menos de quatro anos, atento às primeiras reações da própria fisiologia.
– Papai, papai, olha só! Meu pipi ficou duro!
Com toda a calma, o pai explica:
– Filho, o pipi serve pra duas coisas: pra fazer xixi e pra ficar duro.
Satisfeito com a resposta, o moleque vai brincar. Dias depois…
– Papai, papai, meu pipi ficou duro de novo!
– É assim mesmo, filho. Depois passa…
Semana seguinte, numa festa de igreja, dessas que reúnem centenas de pessoas, a família almoçando no salão da comunidade. De repente, o baixinho interrompe as conversas laterais e cruzadas com o anúncio:
– Papai, papai, meu pipi está duro!
As pessoas calam um instante, e os olhares convergem na direção do pequeno. Sentindo certa preocupação no ar, o menino declara:
– Tudo bem, pessoal, depois passa.
Brincando de poesia
Ah! A PALAVRA…
Intrincada rede de letrinhas…
Com mil nuanças
Cor, cheiro, som
Vestida ou nuazinha
Dura, terna, calma
Vazia ou com alma
Tem a força de um furacão.