Dizem que tem outra crise por aí. Somos filhos de crises.
Interessante é que quem provoca as crises no Brasil é justamente quem nada produz: o governo.
Não bastasse isso, ainda atrapalha justamente quem trabalha, ou seja, aqueles que produzem. O pior de tudo é que politicamente usam o nome dos trabalhadores para encobrir incompetências.
Não é justo! Trabalhador não tem tempo para carregar bandeiras.
Vi um Brasil próspero e acreditei nele. Trabalhei como um condenado durante 52 anos para ter o que tenho e nunca pedi bexiga para quem quer que fosse. Fiz um patrimônio para sustentar minha velhice, depois dos setenta, e tenho medo de não sobreviver.
A instabilidade política de um país desanima. Deixa todo mundo intranquilo e parece que o mundo vai desabar. Ninguém acredita.
Só falar nada resolve. Só ficar olhando, calado, é pior.
De um lado, todos os brasileiros precisam baixar a cabeça e trabalhar mais. Precisam consumir só o necessário e poupar mais. Precisam eleger melhor seus governantes e cobrar dos que forem eleitos. Precisam bater panela todos os dias se faltar a comida para enchê-las. Precisam aprender a dizer basta.
De outro lado, o governo precisa estimular o trabalho sem destruir o empreendimento. É muita lei, muito imposto e a fiscalização bate na porta como se todo empreendedor fosse um ladrão. Conheci um pessoal que estava ensinando um cavalo a trabalhar sem comer; quando estava quaaaase aprendendo… o cavalo morreu. O empreendimento precisa sobreviver.
Quem gera riqueza é o empreendimento. O trabalho e o capital só produzem juntos. Não é um partido político e nem o governo que gera riqueza e paga impostos. Quem não trabalha que crie vergonha e vá trabalhar! Quem já trabalhou, merece usufruir.
E lembrem-se: no futuro todos serão lembrados por suas realizações. Aqueles que nada fizeram serão esquecidos. Os que deixaram boas obras ficarão na história. Os maus governantes, que o diabo os carregue. Amém!