*Vinicius Piva

“A inovação é a habilidade de ver a mudança não como uma ameaça, mas sim como oportunidade.” – Steve Jobs.

A cultura de um lugar, cidade ou região está altamente atrelada aos costumes, hábitos, crenças e tradições de seu povo, e, por consequência, isso define o grau de sucesso do mesmo. Conectar isso ao tema da Inovação se faz cada vez mais necessário, principalmente em um cenário de constantes mudanças de mercado, comportamento de consumo, novas gerações ganhando evidência, novas tecnologias e tantas variantes relevantes que interferem rapidamente em nossa rotina. Caso não estejamos preparados, ficaremos para trás, obsoletos e ultrapassados.

Criar uma cultura de inovação nada mais é do que desenvolver um modelo mental onde os envolvidos possuem um conjunto de hábitos, crenças, visão e conhecimentos que os tornam preparados, aptos e dispostos a fazer mudanças.

Toda mudança gera desconforto. Raramente é uma experiência prazerosa; geralmente é desconfortável e angustiante. Uma cultura de inovação bem desenvolvida proporciona que as pessoas dentro do processo se sintam assistidas. Temos a capacidade, através de metodologias e ferramentas, de auxiliar e apoiar na tomada das melhores decisões para que nossa cidade e nossos negócios encontrem horizontes de inovação, benefícios e resultados para a transformação ou adaptação a essas mudanças.

Em muitos momentos, focamos a mudança em temas como tecnologia e tendências, e não focamos nas pessoas, deixando de envolvê-las e mobilizá-las no processo, o que aumentaria sua capacidade de entrega.

Inovar é incentivar a criatividade, aprender através da experimentação, colaboração e a vontade de assumir riscos calculados. Primeiramente, a cultura de inovação está ligada à mudança; depois vêm os comportamentos, tendências, tecnologias, etc. Essas práticas motivam as pessoas a pensar fora da caixa e a contribuir para o crescimento local.

Fazer a cultura de inovação perdurar é deixar as pessoas aptas e abertas a mudanças. Isso não tem nada a ver com esquecer ou passar por cima da cultura local, eliminando ou destruindo tudo o que foi construído e desenvolvido por séculos e passado de geração em geração. É, na verdade, respeitar e conhecer tudo o que foi feito, criando sinergia entre as duas culturas.

Inovação deve ser parte do DNA de toda a sociedade, não apenas de uma parcela.

Estar apto para absorver e entender as mudanças do nosso tempo, experimentar, testar, aprender com essas ações e construir soluções que atendam às necessidades de nossas cidades e negócios é resultado de inovação. Ter uma cultura inovadora é um resultado, mas também permite a geração de resultados em outras frentes. Pessoas com novas competências geram mais resultados de receita, margem e menos custos; pessoas com uma cultura empreendedora trabalham com novas oportunidades e estratégias; pessoas que criam novas soluções e novos produtos posicionando os negócios e a cidade como inovadores e desejáveis.

*Coordenador CT Inovação Bento+20 e Diretor da Evoluolabs