Após diversas ações relacionadas à busca de uma solução do déficit de vagas na educação infantil em Bento Gonçalves, foi criada a Frente Parlamentar da Educação Infantil. A iniciativa, que segue o alinhamento estratégico das Promotorias de Educação, é composta por quatro Vereadores do Município, que estiveram reunidos na Promotoria de Bento Gonçalves no dia 9 de outubro, em encontro coordenado pelo Promotor da Infância e Juventude, Elcio Resmini Meneses.
A criação da Frente Parlamentar é mais uma estratégia de socialização de debates acerca do déficit de vagas, efetivada após uma reunião realizada no dia 11 de setembro na sede das Promotorias de Justiça de Bento Gonçalves, que contou com a participação do Presidente da Câmara de Vereadores, das Secretarias Municipais de Educação e de Assistência Social, Procuradoria-Geral do Município, Conselho Tutelar, Conselho Municipal de Educação, Presidente do Centro de Indústrias e Comércio, Defensoria Pública e Juizado da Infância e da Juventude.
A Frente Parlamentar adotará, com o apoio do Ministério Público, a vanguarda na proposta de debates sobre mecanismos de fomento à criação de novas vagas em escolas públicas e privadas, discutindo a proposta orçamentária encaminhada pelo Poder Executivo, com foco privilegiado na educação infantil. Além disso, estabelecerá um diálogo permanente com o setor privado, responsável pelo pagamento do auxílio-creche, com o propósito de encaminhar a ideia da criação de um fundo municipal de educação infantil.
O próximo movimento da Frente Parlamentar, ajustado na reunião, será a realização de audiência pública no Plenário da Câmara de Vereadores, já marcada para o dia 27 de outubro, às 18h, com transmissão pela TV Câmara local.
Informações do Ministério Público