Serviço é público, localizado em áreas com maior risco social, que oferta serviços de proteção básica
O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) nasceu com a missão de prevenir situações de risco e violações de direitos por meio da oferta de serviços, benefícios, atendimentos e acompanhamentos às famílias e indivíduos que se encontram em situação de vulnerabilidade social.
O CRAS é considerado a porta de entrada da Política de Assistência Social. “É um local público, localizado prioritariamente em áreas de maior risco social, que oferta serviços de proteção básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)”, explica a coordenadora, Eduarda Gaforelli.
O município de Bento Gonçalves conta com três unidades. O CRAS I está localizado no bairro Ouro Verde, o CRAS II no Juventude e o CRAS III, situado no Vila Nova. Para conseguir atendimento, as pessoas podem se dirigir espontaneamente ou serem encaminhadas por outras políticas. “Também realizamos ações de busca ativa da população”, afirma.
Durante o ano de 2019 foram atendidas aproximadamente 3500 famílias. Já em 2020, em função da pandemia do coronavírus, o número saltou para 13 mil. Neste ano, já passaram pelo CRAS II, aproximadamente 600 famílias.
Com a pandemia do coronavírus, por ser considerado serviço essencial, os CRAS não sofreram redução da carga horária das atividades. Também se mantiveram com o total das equipes, desde o início. “Priorizamos o agendamento dos atendimentos. Em algumas situações, realizamos de forma remota. As visitas domiciliares estão sendo somente em caráter de urgência. Já as atividades coletivas, como grupos e ações comunitárias, foram suspensas”, esclarece.
Principais serviços
Entre as principais atividades ofertadas, está o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), segundo a coordenadora.
Eduarda explica que a PAIF consiste em desenvolver um trabalho social com as famílias, de caráter continuado. “A finalidade é fortalecer a função protetiva dos envolvidos, prevenir a ruptura dos vínculos, promover acesso à direitos e o usufruto deles, além de contribuir na melhoria da qualidade de vida”, destaca.
Para agregar esse trabalho, também foi criado o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que atende crianças e adolescentes, entre quatro e 17 anos, em espaço protetivo. “Com atividades focadas no fortalecimento de vínculos familiares e incentivo a socialização e a convivência comunitária”, aponta.
Outro destaque de ofertas para a comunidade, são avaliações para benefícios eventuais. “Tais como cestas básica, auxílio funeral e auxílio mudança. Inclusão no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Encaminhamentos para acessar benefícios de transferência de renda, como o Programa Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC) para idosos e pessoas com deficiência. Além de orientação e encaminhamento para outras políticas públicas, buscando garantir o acesso das famílias aos direitos”, finaliza.
Para atender a demanda de atividades e atendimentos, a equipe do CRAS II é composta por duas assistentes sociais, psicóloga, recepcionista, estagiária de Serviço Social que cumpre função de apoio técnico, estagiária de psicologia que cumpre função administrativa, higienizadora e uma assistente social coordenadora.