A unidade frigorífica da JBS, em Garibaldi, deverá testar todos os funcionários para o coronavírus. A determinação é da Justiça que concedeu liminar para a ação. Além dos funcionários do local, terceirizados também deverão ser inclusos. Conforme o documento, os testes devem ser aplicados em até 10 dias.
A ação foi impetrada pelo Ministério Público do Trabalho que também solicitava o fechamento da empresa durante o período de testagem, o que acabou não sendo atendido pela juíza do Trabalho, Gabriela Maffei. Caso o frigorífico não atender a determinação, a multa diária pode chegar a R$ 30 mil.
Atualmente, a unidade de Garibaldi tem cerca de mil empregados. Destes, 230 já foram infectados pela doença e uma pessoa morreu em decorrência de complicações da Covid-19. A empresa nega que os trabalhadores são expostos ao vírus. Os números apresentados pela JBS apontam que até o momento foram 66 funcionários contaminados no loca. Destes, 65 já estão clinicamente recuperados e uma pessoa morreu. Apesar disso, não há comprovação, segundo a empresa, de que a contaminação tenha ocorrido no local.
Em nota, a JBS informou que adota os protocolos de controle contra a Covid-19 em todas as suas 135 unidades, de acordo com portaria dos ministérios da Saúde, Agricultura e Economia, além das organizações de saúde.
Até finalizar os procedimentos, a juíza determinou que todos os funcionários que apresentarem síndrome gripal, além dos testes aplicados, independente do resultado, deverão ser afastados para cumprir o período de isolamento.