A 34 km de distância da Capital do Vinho, Cotiporã, município de quatro mil habitantes, segue sem registro de infectados. O prefeito e presidente da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne), José Carlos Breda, comemora os resultados que vai de encontro à colaboração da população. “Uma das coisas que temos reforçado e que tem dado resultado é a cooperação da população, não vejo outra alternativa, sem o engajamento de todos, e aliado as medidas que tomadas na administração como um todo”, destaca.
Breda enfatiza que desde o início se fez um monitoramento dos possíveis casos de risco e providenciado o isolamento. “Mesmo assim, a Secretaria de Saúde seguiu com um acompanhamento permanente, de forma presencial a cada dois dias e via telefone, avaliando os sintomas. Além disso, o isolamento que se adotou tanto no comércio, prestação de serviços, academia, bares e que atualmente estão flexibilizados. Acredito que isso deu resultado positivo. O enfrentamento não tem segredo: é cada um se cuidar para podermos juntos superar a crise e seguir em frente”, conclui o gestor.
A partir de sexta-feira, 8, será obrigatório o uso massivo de máscaras no município. O decreto nº 3.743 foi publicado na segunda-feira, 4.
Balanço (atualizado às 14h do dia 6 de maio)
Brasil: 116 mil confirmados e 7.966 mortes
RS: 2.050 infectados e 87 óbitos
Bento Gonçalves: 156 casos confirmados e 3 óbitos
Carlos Barbosa: 28 infectados e 1 óbito
Caxias do Sul: 67 casos positivos e 1 morte
Farroupilha: 73 confirmados e 2 óbitos
Garibaldi: 28 infectados e 3 óbitos
Monte Belo do Sul: 1 caso confirmado e 1 óbito
Pinto Bandeira: 1 infectado
Santa Tereza: 2 casos confirmados
Foto: Divulgação, prefeitura