Os Correios anunciaram nesta semana um novo concurso público para a contratação de carteiros em todo o território nacional. A medida visa preencher 3,2 mil vagas, sendo a maioria delas para o nível operacional de carteiro. Além disso, também serão ofertados cargos para nível superior, como advogados, arquitetos e engenheiros.

A última vez que os Correios realizaram concurso público foi em 2011, o que gerou uma defasagem significativa de cerca de quatro a cinco mil cargos na empresa, segundo o presidente da estatal, Fabiano Silva dos Santos.

A previsão é de que o edital com detalhes das vagas seja publicado no mês de agosto deste ano. As provas e a contratação dos novos colaboradores estão previstas para ocorrer ainda em 2024.

Paralelamente ao anúncio do concurso, os Correios também revelaram a abertura de um novo período do Programa de Desligamento Voluntário (PDV). Este programa visa atender a demanda de servidores que desejam deixar seus postos de trabalho sem perder direitos adquiridos.

A proposta do PDV ainda precisa ser aprovada e os detalhes dos requisitos para aderir serão divulgados nos próximos meses. No entanto, a iniciativa contempla funcionários com idade igual ou superior a 55 anos e menor que 75 anos, e com tempo de serviço nos Correios de pelo menos 25 anos.