Na última sexta-feira, 17 de março, ocorreu a primeira assembleia de constituição da Cooperativa dos Agricultores Familiares de Bento Gonçalves (CooperaBento). O novo grupo, que já conta com 26 sócios fundadores, foi criado por conta de uma demanda da associação dos produtores do munícipio.
Desde 2010, associados fazem a entrega de produtos, tanto para alimentação escolar municipal, estadual e federal, como para o batalhão. Em conjunto com a Secretaria de Educação e devido a necessidade do mercado, há pouco mais de um mês criou-se a cooperativa, que engloba produtores de Bento Gonçalves, Veranópolis e Farroupilha.
De acordo com o viticultor e enólogo da Emater da Capital Nacional do Vinho, Thompsson Didoné, a cooperativa logo será registrada na junta comercial. “Todos os passos já foram dados e assim, poderá participar dos editais de chamada pública da prefeitura municipal e também das escolas estaduais e federais”, afirma.
Conforme o enólogo, a Emater se responsabilizou com a organização da questão legal desta iniciativa. “Colegas de Porto Alegre nos orientaram, criamos um grupo de trabalho na própria associação, onde foi organizado e sugerido um estatuto social para a formação da cooperativa, baseado nos ensinamentos da capital”, revela.
No encontro, ocorreu o acompanhamento dos profissionais de Porto Alegre e de um advogado para revisar toda a questão jurídica. Além da aprovação do estatuto social da CooperaBento, feita a associação dos integrantes, eleita a primeira diretoria, a inscrição dos produtores e o registro das cotas pagas. “É algo muito importante para o munícipio, estamos no caminho certo e é uma oportunidade que se abre, facilitando a participação em chamadas públicas, licitações, a venda dos produtos da agricultura familiar para as entidades e traz todo o espirito cooperativo dessas famílias”, valoriza.
Além disso, o trabalho realizado pela Emater RS municipal, regional e central, é pioneiro no município em questão de produtos para alimentação escolar. “É um novo passo que estamos dando e fará toda a diferença para a cidade”, diz. O acompanhamento será feito pela Emater de Porto Alegre e Bento, tendo os profissionais Thompsson Didoné, Luciana Marion da Silva e Neiton Peruffo, do escritório municipal e Cláudio Degrazia Nadler, do central.
A primeira direção é formada pelo presidente Carlos Alberto da silva, vice presidente Charles Strapazzon, secretário João Luiz Sonza, conselheiros fiscais titulares Marcelo Postal, Vinicios Dal Oglio e Roberto Batistello, conselheiros fiscais suplentes Silvana Sacalco, Tatiane Moro e Antonio Barlos M. Rebello.
Fotos: Emater RS