Atenta às movimentações do mercado de consumo dos vinhos, sucos e espumantes, Cooperativa Vinícola Aurora supera crises e aprende com os tropeços, encarando-os como oportunidades de melhorias para os processos de produção

Há mais de 93 anos, a Cooperativa Vinícola Aurora soma, em sua história, muitos momentos de superação. Crises econômicas, crises internas e dificuldades foram e são transpostas com muito trabalho. Os desafios são diários, mas os cerca de 1.100 cooperados fazem com que, diariamente, a diretoria e a equipe de trabalho busquem as melhores alternativas de crescimento, desenvolvimento e expansão.

Hoje, à frente da empresa, na presidência do Conselho, está o associado Renê Tonello. Na gerência geral de Marketing e Vendas está Rodrigo Arpini Valério, que faz parte do quadro de funcionários da Cooperativa há 16 anos e, em 2022, coordenou o Comitê da 18º Festa Nacional do Vinho.

Economia sustentável, com reconhecimento e prestígio ao produtor rural, sempre visando a ampliação da produção local, a melhoria da qualidade de vida e a manutenção das famílias no meio rural estão entre os trabalhos da Cooperativa, que têm se especializado cada vez mais no cultivo de uvas de altíssima qualidade e de vinhos, espumantes e sucos de uva representativos e premiados nas esferas nacional e internacional.

Nesta entrevista, Tonello e Valério falam sobre o futuro da empresa, as conquistas, os investimentos, as dificuldades, entre outros temas.

Atual momento da Aurora

Renê Tonello: Estamos vivendo um clima de muita integração na Cooperativa, de muito diálogo com os associados, que têm sido grandes parceiros na reestruturação que estamos fazendo com vistas a um futuro cada vez mais sustentável. Nosso novo Programa de Boas Práticas Agrícolas tem sido muito proveitoso para ajustarmos todos os detalhes para a próxima safra e, acima de tudo, tem nos proporcionado momentos de aprendizado conjunto, para estarmos cada vez mais adaptados àquilo que o mercado e o consumidor esperam da maior cooperativa vinícola do Brasil. Eu, particularmente, me sinto muito feliz em estar à frente deste movimento junto com o Conselho de Administração. Sabemos que é um período de adaptação, mas o que temos observado é uma grande receptividade dos produtores. Compartilhamos de uma vontade enorme de fazer a Cooperativa crescer cada vez mais a partir da capacidade de trabalho e da perseverança de todos os associados. Estamos animados para mais uma grande safra que vem pela frente.

Principais desafios

RT: Os principais desafios que se impõem neste momento dizem respeito à reestruturação organizacional, à atualização da matriz produtiva e ao mercado vitivinícola propriamente dito, cujas projeções setoriais sempre foram de retração neste ano. Apesar disso, temos apresentado ótimo resultado ao longo de 2023 e vamos encerrar o ano bem. De uma forma bem específica, têm nos demandado grandes esforços todos os preparativos para a safra de 2024. Temos compromissos assumidos com a sociedade e com os órgãos reguladores e estamos vigilantes em cumpri-los rigorosamente. Para isso formamos uma rede de aperfeiçoamento de processos internos e externos, além de uma estrutura de apoio aos produtores. Temos convicção que faremos um grande período de safra, ainda que a questão climática esteja desafiadora neste ano.

Novos investimentos

RT: Nosso pessoal do Departamento Agrícola tem trabalhado de uma forma muito assertiva nas últimas safras na indicação de variedades de uvas a serem produzidas e no aperfeiçoamento dos métodos de produção. Cada vez mais, a tecnologia nos auxilia a melhorarmos a produção em relação à quantidade, qualidade, economia de insumos, diminuição da incidência de defensivos na fruta e mecanização dos processos. Com parcerias com a Embrapa e com outras empresas, temos continuamente investido em testes que nos levem a um processo produtivo cada vez mais sustentável do ponto de vista ambiental e atrativo aos produtores cooperados do ponto de vista econômico.

Bem-estar dos associados

RT: Temos absoluta consciência e satisfação do papel social da Cooperativa para as famílias associadas. Seja quanto à produção em si, com toda a estrutura da supervisão agrícola, como no aspecto familiar, com os projetos de assistência nas áreas de saúde, financeira, de formação e empreendedorismo. Temos tido especial atenção com temas que julgamos muito importantes para um futuro sustentável da Aurora, como, por exemplo, a preparação para a sucessão familiar e o desenvolvimento de novas fontes de receita nas propriedades. E aí faço também um agradecimento especial a todo o Conselho de Administração, que tem sido muito parceiro da nossa gestão na implementação e divulgação de tudo isso, nos ajudando a alcançar todos os núcleos com estas iniciativas e, especialmente, incentivado a participação dos produtores nos programas oferecidos.

Sustentabilidade assegurada

RT: A gestão da Aurora é consistente e saudável. Os números mostram nosso crescimento nos últimos anos. Temos um trabalho de excelência que é comprovado com o aumento contínuo da produção de uva, das vendas, do faturamento, do número de colaboradores e parceiros, enfim, de muitas áreas. Claro que temos consciência que não podemos parar no tempo, essa atualização contínua faz parte da modernidade. Novas tecnologias, novos mercados, novos processos, novas exigências por parte da sociedade, tudo isso está no nosso radar para que nada afete essa curva de crescimento. A Aurora caminha bem no mercado e junto de seus associados, que são a razão de existir da cooperativa.

Qual o futuro da viticultura em Bento? Tudo está virando investimento imobiliário. Isso não coloca as áreas de produção em risco?
RT: Não vejo desta forma. Obviamente que algumas áreas, eventualmente, passam por um processo de urbanização diferente. Temos alguns pontos de atenção, mas nada que afete de forma essencial nossa área produtiva. Com certeza, Bento Gonçalves continuará sendo a Capital Brasileira da Uva e do Vinho por muito tempo.

Projeto de expansão

RT: Nosso projeto de futuro passa pela expansão da Unidade Vinhedos, que está nas fases de detalhamento dos projetos e de aprovações junto aos órgãos públicos, que foi o que apresentamos em Assembleia Geral. Vencidas estas etapas, teremos um cronograma definitivo de obras e uma previsão de início de funcionamento. Com esses dados faremos um estudo das melhores alternativas para o sistema produtivo da Aurora e levaremos para os associados. Sempre existiu a ideia de conseguir desativar a unidade do Borgo, mas essa é uma decisão que passará por um amplo debate.

Como a Aurora tratou a crise relacionada à marca com referência ao que ocorreu na última safra e como vem se preparando para enfrentar a próxima em termos de contratação de pessoal?

RT: Estamos encarando como uma oportunidade de reflexão e melhoria de nossos processos. E assim temos evoluído. Seja com o Programa de Boas Práticas Agrícolas e com a revitalização dos processos de governança, conformidade e responsabilidade socioambiental. Sabemos que houve um dano à reputação da empresa, mas de lá para cá temos observado uma excelente aceitação dos clientes e dos associados a este novo modelo que vem sendo estruturado. Quanto às contratações, seja diretamente na Aurora ou nos produtores cooperados, tudo vem sendo feito com orientação profissional e com muito diálogo com as entidades representativas, com o Ministério Público, com o Ministério do Trabalho e em cooperação com as demais empresas do setor.

Novas conquistas

Rodrigo Valério: Somos líderes em alguns segmentos no mercado brasileiro, mas queremos crescer ainda mais. Temos apostado muito na diversificação de nossa linha de produtos para conseguir atingir consumidores de diferentes nichos. Estamos investindo na expansão do armazenamento, em novos formatos e embalagens, na linha de bebidas com baixo teor alcoólico e sem álcool, que tem conquistado muito espaço, entre outas coisas. Do ponto de vista organizacional, estamos revisitando nosso Planejamento Estratégico e definindo as diretrizes negociais que irão nos guiar pelos próximos anos. Não tenho dúvidas de que chegaremos ao centenário com um protagonismo ainda maior no mercado brasileiro.

Invasão dos importados

RV: Essa é uma realidade não só do setor vitivinícola. De uma forma geral, todos os setores têm enfrentado uma concorrência muito grande de produtos importados. Mas a boa notícia é que temos notado um avanço do vinho nacional no que diz respeito ao consumo de vinhos finos no mercado brasileiro, especialmente no que tange a percepção de qualidade. Obviamente que temos que, continuamente, melhorar os processos produtivos para termos preço e qualidade para concorrer com as grandes vinícolas mundiais, que entram no Brasil com algumas linhas de bebidas muito baratas. Mas já há esse reconhecimento do consumidor pelos números que temos acompanhado.

Fenavinho

RV: Acompanhamos com imensa satisfação a retomada do evento, que deixou de ocorrer por alguns anos. É algo que leva o nome de Bento para o Brasil e para o mundo. O novo formato é o que atende os anseios do mercado e do consumidor. Um evento que contempla negócios, entretenimento, gastronomia e um amplo espaço de convivência. Somos entusiastas deste modelo.

Novos produtos e mercado

RV: Estamos sempre atentos às mudanças de comportamento dos consumidores, desenvolvendo novos produtos que atendam as tendências e as preferências, mas que, também, se enquadrem às diferentes faixas de renda da população. A Aurora é uma vinícola versátil e democrática, que oferece desde produtos de entrada até vinhos super premium, com edições limitadas e exclusivas. Por ano, lançamos, em média, cinco produtos inéditos, além de novas safras de rótulos conhecidos. Acredito muito que esse olhar próximo das necessidades dos nossos clientes, à qualidade e à versatilidade dos nossos produtos nos posicionaram como líder de mercado nacional em vinhos finos, sucos de uva integral e coolers, além de nos colocarem como a vinícola mais premiada do Brasil, com quase 1.000 premiações em concursos nacionais e internacionais. Para os próximos anos, seguiremos inovando e atentos ao que o mercado busca, conquistando novos entrantes para o mundo da uva e do vinho e consolidando cada vez mais nossos clientes, para que permaneçam conosco numa jornada de consumo.

Fotos: Émerson Ribeiro e Rene Teloken / Reprodução