Região esta sem a estrutura desde setembro de 2023

A construção da nova ponte sobre o Rio Taquari, na ERS-431, entre São Valentim do Sul e Santa Tereza, ainda não tem data definida para começar. Apesar da assinatura da ordem de início pelo governador Eduardo Leite em 17 de outubro, o projeto segue em fase de desenvolvimento, sob a coordenação do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER).

Projeto e cronograma

De acordo com o DAER, a empresa contratada, Vereda Engenharia, será responsável tanto pela elaboração do projeto executivo quanto pela execução da obra, no modelo de contratação integrada. O projeto deverá ser apresentado até fevereiro de 2025. Após a aprovação, as obras terão início com prazo estimado de 365 dias para conclusão.

A nova estrutura terá 320 metros de extensão, 51 metros a mais que a ponte anterior, destruída pela enchente de setembro de 2023. Além de ser mais longa, a ponte será projetada para suportar cargas maiores, garantindo maior segurança e eficiência no transporte entre o Vale do Taquari e a Serra Gaúcha.

Com um investimento total superior a R$ 30 milhões — sendo R$ 24 milhões provenientes do governo federal e R$ 6,9 milhões do governo estadual — a nova ponte não apenas restabelecerá a conexão entre Bento Gonçalves, Santa Tereza e São Valentim do Sul, mas também impulsionará o desenvolvimento econômico local. A colaboração entre os governos federal e estadual é vista como essencial para garantir a agilidade na execução das obras.

O deputado estadual Guilherme Pasin (PP), um dos principais defensores do projeto, expressou sua satisfação com o avanço, mas não hesitou em criticar a burocracia que atrasou a reconstrução. “A demora na reconstrução da ponte prejudicou toda uma economia. Estamos ansiosos para que as obras se iniciem o mais rápido possível”, afirmou Pasin.

A expectativa é de que a nova ponte não apenas melhore a logística da região, mas também contribua para a revitalização da economia local, beneficiando os agricultores e comerciantes que dependem do tráfego seguro e contínuo entre os municípios. Com a assinatura da ordem de serviço, a comunidade espera que um novo ciclo de desenvolvimento se inicie, devolvendo a segurança e a conectividade à população.

Travessia provisória por balsa

Enquanto a nova ponte não é concluída, a travessia entre São Valentim do Sul e Santa Tereza é realizada por meio de balsa. O serviço opera diariamente das 6h às 23h, com capacidade para transportar até 15 veículos leves por vez.

Para garantir o funcionamento dessa alternativa provisória, o governo estadual destinou R$ 1,2 milhão. A operação tem sido essencial para manter a conexão entre as regiões, embora enfrente limitações de capacidade e horários, o que afeta moradores e empresas que dependem do trajeto para atividades cotidianas e comerciais.

Impacto e expectativa

A reconstrução da ponte é vista como fundamental para a recuperação da infraestrutura viária da região, que sofreu grandes prejuízos com as enchentes de 2023. A nova estrutura promete melhorar a logística, facilitando o escoamento de produtos e o transporte de pessoas entre as duas localidades.