O empresário Ricardo Piccoli Carvalho, de 55 anos, foi eleito por unanimidade presidente da Fundação Consepro de Apoio à Segurança Pública de Bento Gonçalves para o biênio 2025-2026, em assembleia realizada em 15 de outubro. Ele sucederá Adriano De Bacco e assume o compromisso de dar continuidade às ações da gestão anterior, visando um futuro mais seguro para a cidade. Carvalho ressaltou a importância da união entre a comunidade e as forças de segurança, destacando que “a segurança e o bem-estar são frutos do esforço conjunto”.

Entre suas metas, está aumentar a participação da sociedade em projetos de segurança, promover iniciativas que reforcem a confiança dos cidadãos e buscar mais recursos para as forças de segurança. “Com transparência e proximidade, podemos construir uma Bento Gonçalves mais segura e acolhedora”, afirma Carvalho.

Adriano De Bacco, após quatro anos de gestão, deixa o cargo com importantes conquistas, como a construção da sede da Força Tática, que atende 25 municípios da Serra. Ele destacou a colaboração entre o setor público e privado como fundamental para o sucesso das iniciativas. “Essas iniciativas refletem nosso compromisso com a segurança e o bem-estar da comunidade, e acredito que o legado que deixamos é um exemplo de colaboração e investimento em nossa cidade”, disse.

Durante sua gestão, melhorias significativas foram feitas nas estruturas da Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros e Brigada Militar. Na Polícia Civil, reformas na Delegacia da Mulher e na Delegacia de Pronto Atendimento melhoraram as condições de trabalho e atendimento.

Alguns projetos de De Bacco, como a construção da nova sede da delegacia e a articulação para a criação de uma Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), continuarão com a nova administração. Carvalho reconheceu que um dos principais desafios será estabelecer novas parcerias para garantir os recursos, que atualmente somam cerca de R$ 1,5 milhão anuais.

Foto: Barbara Salvatti / Exata Comunicação