Na ocasião, também foram eleitos os delegados para a II Conferência Estadual dos Povos de Terreiro
No último sábado, 6 de maio, ocorreu na Fundação Casa das Artes a II Conferência Municipal dos Povos Tradicionais de Matriz Africana. O evento teve como objetivo debates de assuntos da área e a eleição de novos conselheiros titulares e suplentes para o biênio 2023/2025.
Os novos conselheiros são:
– Odilia Mara da Rosa,Terreiro Ylê Odé Tindré, como conselheira titular e Fernando Brasilino Ferreira, Terreiro Ile Oby Taiyó, como conselheiro suplente;
– Saul Nei Guerreiro da Silva Júnior, Terreiro de Umbanda Pai Ogum Beira Mar, como conselheiro titular e Isabelle Quintana da Silva, Terreiro de Umbanda Pai Ogum Beira-Mar, como conselheira suplente;
– Mirian Nogueral,Terreiro Ilê Axé Odara, como conselheira titular e Shirlen Tomasi, Terreiro Ilê Axé Ya Omi Tum, como conselheira suplente;
– Guilherme Galvão, Terreiro Ile Axé Filhos de Oxalá, como conselheiro titular e Sávio Rodrigo dos Santos David, Terreiro Ile Axé Filhos de Oxalá, como conselheiro suplente.
Na ocasião, também foram eleitos delegados, representantes para participar da 2ª Conferência Estadual dos Povos de Terreiro com previsão em junho, em Porto Alegre.
– Odilia Mara da Rosa, Terreiro Ylê Odé Tindrê como delegada titular e Fernando Brasilino Ferreira, Terreiro Ile Oby Taiyó como delegado suplente;
– Hector Nogueral, Terreiro Ilê Axé Odara como delegado titular e Mirian Nogueral, Terreiro Ilê Axé Odara como delegada suplente.
O CMPTMA conta com a contribuição e parceria do Movimento Negro Raízes como ocorre desde 2019, ano de sua criação. “Foi muito importante de sedimentar e assegurar a continuidade do Conselho e, principalmente, ele se renova com a chegada de novos conselheiros. Isso é essencial para o processo democrático, bem como, fortalece o compromisso para com a cidadania e diversidade”, destaca o atual presidente do conselho Marcus Flávio Dutra Ribeiro.
Após a publicação das portarias dos novos conselheiros do Conselho Municipal dos Povos Tradicionais de Matriz Africana, será realizada a primeira reunião ordinária a qual vai eleger o presidente da entidade.
O evento contou com a participação do Secretário de Cultura Evandro Soares, Esportes e Desenvolvimento Social Eduardo Virissimo e do Secretário de Governo Márcio Possamai.
Fotos: Divulgação/SECULT