Realmente parece que a economia do País não caminha muito bem. Inclusive, a troca, mesmo que temporária, de presidente do comando não surtiu efeito quando o assunto é finanças. Uma prova disso é a pesquisa feita pelo Fecomércio/RS, onde mostra que o Índice de Confiança do Comércio (ICEC-RS) alcançou em maio o valor mais baixo observado por ano. O indicador encerrou o mês aos 80,8 pontos, o que resulta em uma variação de 0,3% na comparação com o mesmo mês de 2015 e de -1,3% em relação a abril.
O indicador que mede a percepção do empresariado em relação às condições atuais da economia brasileira (ICAEC) atingiu em maio 46 pontos, uma queda de 4,3% em comparativo ao mesmo mês do ano passado. O pessimismo em relação à situação atual da economia brasileira permaneceu em patamares extremos, ficando com 24,3 pontos em maio deste ano, e essa queda tem sido percebida pelos empresários de Bento.
Daniel Amadio, presidente do Sindilojas salienta que acreditava que a troca de presidente haveria uma reação imediata na economia, mas não é o que os números têm mostrado. “Todo dia aparecem notícias de envolvidos com as várias investigações realizadas pela polícia federal, de pessoas muito próximas do atual presidente. Somado a isso recentemente o Temer aumentou os salários dos servidores e criou quatorze mil novos cargos de confiança, parecendo não fazer vistas grossas a situação que estão os cofres públicos, com seu déficit cada vez maior”, salienta Amadio.
Para ele, os investidores que são os que tem o poder de reaquecer a economia, ainda sentem desconfiança quanto ao cenário que se vislumbra e ficam inseguros de aplicar seu capital no Brasil.
Entretanto o presidente do CDL/BG, Marcos Carbone contrapõe que, apesar do cenário de instabilidade, ainda é possível observar em Bento Gonçalves um otimismo dos empresários em relação aos seus negócios e ao comércio. “Prova disso é a participação continuada e expressiva em cursos de qualificação profissional e treinamentos. O investimento em inovação, qualidade de atendimento, técnica de vendas e análise do público consumidor fazem com que o empresário tenha mais segurança para atuar. Além disso, o empreendedor sai na frente do mercado ao agregar diferenciais competitivos para atrair o consumidor”, finaliza.
Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário deste sábado, 11 de junho de 2016.