A inflação NO MUNDO INTEIRO está em alta.
Não só no Brasil, os preços estão em aceleração motivados principalmente pela quebra das cadeias globais de suprimento ocasionada pela pandemia que desestruturou a produção mundial, os gastos governamentais mundiais que tiveram que ser alocados para financiar a renda de todos os povos ao redor do globo pela redução da renda nos 2 últimos anos da COVID, crises energéticas ( petróleo, energia elétrica e outras ), crise logística internacional que impactou fretes marítimos ao redor do globo, além do fenômeno mais recente que é a guerra da Ucrânia que mexeu principalmente com fontes energéticas e algumas commodities.
Até os EUA, que normalmente tem índices próximos a 0-1%, nos últimos anos vem enfrentando essa situação, chegando a 8,5% nos últimos 12 meses fechados agora em maio, maior índice desde 1981.
O Brasil, costumeiramente com índices galopantes de inflação até o Plano Real ( 1994 ), está enfrentando essa situação, em níveis muito menores.
Nos últimos 12 meses, a inflação acumulada no país está em 11,30%, níveis muito menores que na década de 1990, onde se chegou a 84% num único mês, mas está maior que nos últimos anos.
Como controlar a inflação? No que compete ao governo brasileiro, já se estão tomando ações no campo da política econômica com aumento da taxa de juros e alguns incentivos ao aumento da produção principalmente agrícola. Está havendo valorização da taxa cambial ( Real mais valorizado ), o que é bom em termos econômicos, o que não depende muito do governo, mas não se consegue fazer muita coisa em termos mundiais na produção de bens e serviços que sofrem com escassez de insumos. Há outras maneiras de tentar domar a inflação mas com reflexos mais no longo prazo que ainda não estão sendo implmentadas. Infelizmente essas ações reduzem o consumo e o crescimento do país.
Tendência que eu poderia citar é que a SELIC suba mais, a inflação no Brasil continue ainda alta por alguns meses mas tende a reduzir até o final do ano. Isso é alentador mas temos que continuar acompanhando. Acredito que vamos conseguir domar a inflação entre 6 a 12 meses.
Pense nisso, Feliz Páscoa e sucesso.