*Por Flávia Aparecida Nunes
Embora impactados durante a Pandemia da Covid-19, devido à queda no fluxo de pessoas nas ruas, segundo pesquisas, o setor de serviços demostra sinais de crescimento pelo 3° ano consecutivo. Este é um excelente resultado para o universo das 1,9 milhões de empresas do ramo de serviços existentes aqui no Brasil. Em um mundo em constante mudanças, velocidade e alteração, o setor de serviços requer disponibilidade para planejar e se reinventar, criando novos formatos de negócios e servindo a novas demandas.
Portanto, é neste modelo inovador e ao mesmo tempo perspicaz que o campo de serviços deverá atuar nos próximos anos. A cidade de Bento Gonçalves já nos permite atuar assim, já que conta com uma ampla variedade de possibilidades.
O crescimento do setor de serviços fomenta não só as empresas, mas na geração de riquezas, na geração de empregos, na redução das desigualdades sociais e também de novos postos de empregos no mundo.
Mas, como ser competitivo em meio a tantas opções? Neste sentido, podemos mencionar que o diferencial se encontra nos locais em que agregam valores aos negócios, que variam desde a um bom atendimento até a criação de momentos memoráveis e únicos aos seus clientes.
Além disso, é imprescindível a qualificação permanente do time de serviços, uma vez que contará com funcionários cada vez mais preparados para as diversas situações, com melhores execuções e assim menores chances de erros. Redesenhos nas organizações, nas formas de contratação, de relacionamento pessoal e quem sabe, na possibilidade de terceirização, digitalização e de novas tecnologias, serão itens importantes na reestruturação de antigos e novos negócios de prestação de serviços.
Mas explique: como prever o futuro se não olharmos para o contexto atual? Deste modo, nós da Câmara Técnica de Serviços, junto ao Bento+20 pensamos, planejamos e melhoramos a nossa Cidade Bento Gonçalves para os próximos 20 anos. Afinal, como diz o provérbio chinês: “a conversa não cozinha o arroz”. Façamos nossa parte então, assumindo nossa responsabilidade!
* Coordenadora da Câmara Técnica de Serviços – Bento+20 – Coordenadora do Polo da Universidade Univates Bento Gonçalves