Eventos ocorrem de forma conjunta até a quinta-feira, 31, com previsão de centenas de negócios e acordos firmados por empreendimentos do setor moveleiro
Com o salão principal do Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Bento Gonçalves lotado de lideranças políticas e empresariais, ocorreu, na tarde desta segunda-feira, 28, a abertura oficial da Feira Internacional de Fornecedores da Cadeia Produtiva de Madeira e Móveis (Fimma) e da Feira de Móveis (Movelsul). Este ano, ambas ocorrem de forma conjunta até a quinta-feira, 31, trazendo as principais novidades de toda cadeia produtiva da produção moveleira nesse que é reconhecido com o maior encontro nacional do segmento e uma das maiores da América Latina.
Durante a solenidade de abertura, que contou com a presença de autoridades políticas, de entidades do segmento e de empreendedores, os discursos proferidos por inúmeras personalidades focou nas expectativas de grandes negócios e na importância que os dois eventos tem para o mercado moveleiro nacional e internacional.
O presidente da Associação das Indústrias de Móveis do Rio Grande do Sul (Movergs), Euclides Longhi, destacou o desafio em manter o alto nível que ambos eventos conquistaram ao longo de suas edições. O dirigente afirmou que, mais do que gerar negócios, os eventos promovem inovação, parcerias e trocas de conhecimento. “O sucesso é a consequência de um trabalho intenso entre diretoria e todas demais áreas das entidades promotoras, seus patrocinadores e parceiros. Além disso, o contato com outros profissionais, através da troca de experiências e conteúdos sobre temas relevantes para o setor, ajuda a alinhar parcerias importantes, aproveitar oportunidades e ampliar horizontes”, afirma.
Neste mesmo pensamento, a presidente da Movelsul, Gisele Dalla Costa, agradeceu a confiança de todos e o esforço em conjunto para que os dois eventos conseguissem cumprir com o seu papel dentro do mercado moveleiro. “As previsões de negócios para este ano estão muito positivas e devem se igualar a edição passada. Além disso, já neste primeiro dia, notamos um grande número de visitantes, que devem passar de 30 mil até o final dos dois eventos”, revela. “Fimma e Movelsul são eventos espetaculares e a gente não os faz sozinhos. Se as duas feiras estão acontecendo hoje, é através de um diretoria, de pessoas de uma equipe técnica que trabalharam dia e noite para que pudéssemos entregar dois eventos da melhor forma possível”, afirma.
Levantando a importância do setor para a economia do Estado, o deputado estadual, Guilherme Pasin, também esteve na abertura e parabenizou o trabalho realizado pelas duas entidades do setor, bem como o esforço dos empreendedores para garantir a força desse segmento. “Nós estamos falando de cerca de 40 mil trabalhadores do setor, do segundo maior polo nacional, maior exportador do Rio Grande do Sul e cerca de 2,5 mil empresas em solo gaúcho. Então, essa é a pujança e é isso que o setor moveleiro faz: uma injeção gigantesca de recursos. Fico muito feliz em enxergar toda essa beleza, aliado ao turismo industrial e de eventos que é o que nos mantém diferentes das demais regiões”, pontua.
O prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Siqueira enalteceu todo trabalho realizado desde as primeiras reuniões realizadas ainda no ano passado para a formulação das duas feiras. Em um pronunciamento cheio de citações de obras e trabalhos realizados para melhorar a estrutura do local que recebe os eventos, o chefe do Executivo afirmou que, acima de tudo é a oportunidade de firmar novas parcerias e negócios, buscando sempre a inovação e o fomento da economia local. “Para a prefeitura é muito importante estar junto desse tipo de evento, porque além de negócios, a Fimma e a Movelsul levam o nome de Bento para todo o mundo. Basta enxergarmos a nossa volta nesses dias: temos chineses, italianos, alemãs e tantos outros locais para comprar e vender Essa troca de experiências é muito importante, até porque acaba impactando não somente o setor moveleiros, mas também o comércio e os serviços locais”, garante.
Na mesma direção, o presidente da Câmara de Vereadores, Rafael Pasqualotto, ressaltou a realização dos eventos e a importância para movimentar a economia local. “Bento Gonçalves é o epicentro do setor nesta semana. Dezenove por cento da nossa economia local é oriunda do segmento de móveis, mas nesses dias de feira, outros setores acabam sendo beneficiados, gerando riqueza e movimentando a economia local”, pontua.
Apesar de serem realizadas em conjunto, as feiras possuem horários de funcionamento diferentes em alguns momentos. Para a Fimma, os portões são abertos às 10h. Já para a Movelsul, as atividades iniciam às 12h e para ambas encerram às 19h.
O estandes da Movelsul estão localizados nos pavilhões A, B, C e D e da Fimma nos espaços E, F e G.
Fotos: Ranieri Moriggi